Eleitor pode imprimir 2ª via do título de eleitor em casa; veja passo a passo
Caso prefira, o eleitor também pode emitir a segunda via do documento pelo aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, que está disponível nas plataformas IOS ou Android
Agência de notícias
Publicado em 29 de janeiro de 2024 às 18h22.
Os cidadãos que necessitarem—por motivo de perda, extravio, ou inutilização—emitir a segunda via do título de eleitor, podem fazê-lo pela internet de maneira gratuita.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza este serviço em seu site. Os interessados precisam acessar a página online e selecionar a opção “Autoatendimento Eleitoral”, que fica localizada no canto superior direito da tela. Logo depois, deve-se clicar em “Título Eleitoral” e, posteriormente, em “Imprima seu título eleitoral”. Daí, por fim, é necessário que se preencha o formulário com os dados solicitados.
Além da impressão, também há a possibilidade de baixar o arquivo em formato PDF.
Caso prefira, o eleitor também pode emitir a segunda via do documento pelo aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, que está disponível nas plataformas IOS ou Android. Ao abrir a ferramenta, o usuário deve ir em “Mais Opções”, localizada na barra inferior, à direita, e, em seguida, ir em “Imprimir Título Eleitoral”.
A versão da segunda via disponibilizada nos meios eletrônicos do TSE possui um QR Code que serve para validação do documento.
A Justiça Eleitoral informa que apenas os eleitores que tiverem a inscrição eleitoral regular ou suspensa poderão baixar ou acessar o e-Título.
Até dez dias antes do primeiro turno das eleições, que ocorrerá em 2 de outubro neste ano, é possível emitir a segunda via do título de eleitor. Entretanto, a Justiça Eleitoral lembra que a primeira via deste documento poderá ser tirada até o dia 8 de maio, que é o último dia de funcionamento do cadastro eleitoral.