Rio de Janeiro: nota de 3,66 no ranking Ideb 2013/2014 foi divulgada pelo Inep (Tânia Rêgo/ Agência Brasil)
Da Redação
Publicado em 8 de setembro de 2014 às 14h26.
Rio de Janeiro - A rede estadual de educação (Seeduc) do Rio obteve a quarta colocação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em avaliação nacional do Ministério da Educação nos últimos dois anos. Para o secretário de Educação, Wilson Risolia, o resultado pode ser avaliado positivamente, mesmo com a greve dos professores do ano passado, que durou mais de dois meses. Risolia anunciou hoje (8) a liberação de R$68 milhões para beneficiar aproximadamente 20 mil servidores de 402 unidades escolares.
A nota de 3,66 no ranking Ideb 2013/2014 foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apenas Goiás, com 3,8, e São Paulo e Rio Grande do Sul, tiveram notas maiores que a do Rio de Janeiro. A meta da secretaria era ficar entre os cinco primeiros e, de acordo com Risolia, o resultado foi alcançado.
"Tivemos a terceira maior nota do Brasil. Era o que esperávamos. Evidente que a gente ficou feliz, porque isso é fruto de um trabalho coletivo muito duro. Os professores foram fantásticos. Eles apoiaram o projeto desde o começo. Sabíamos que não era uma meta simples para cumprir, mas fomos felizes no convencimento, principalmente neste último ano, quando fomos testados. Tínhamos consciência de que a meta era muito agressiva. Saímos de 26º para o quarto lugar”, comemorou o secretário.
A carência de professores ainda é evidente na educação estadual, mas, segundo Wilson Risolia, o trabalho coletivo conseguiu reduzi-la de 12 mil para 700 professores.