Doria: SP não registrou intercorrência com Coronovac em lotes suspensos
Doria garantiu que todos os imunizantes passaram por certificação de controle de qualidade
Estadão Conteúdo
Publicado em 8 de setembro de 2021 às 14h37.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira, 8, que o estado não registrou nenhuma intercorrência com vacinas da Coronovac aplicadas em lotes suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ). Doria garantiu que todos os imunizantes passaram por certificação de controle de qualidade.
- Entenda como o avanço da vacinação afeta seus investimentos. Aprenda com a EXAME Academy
"A qualidade da vacina da Coronavac é incontestável", declarou o governador em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. No sábado, 4, a Anvisa determinou a interdição de 25 lotes da vacina Coronavac.
Ao todo, cerca de 12,1 milhões de doses tiveram o uso suspenso pela agência. A medida vale por até 90 dias.
Segundo o gestor estadual, o lote ainda não foi liberado, mesmo com a garantia da segurança dos imunizantes. "Não há nenhuma pendência, as informações que a Anvisa solicitou foram encaminhadas nesta manhã pelo Instituto Butantan, garantindo segurança desta vacina para a população", disse.
No pronunciamento, Doria ressaltou respeito à Anvisa, mas afirmou que aguarda a entrega do lote.
O secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, reforçou a mensagem de Doria e garantiu que a população pode ficar "absolutamente tranquila" em relação à qualidade desse lote que foi mantido em suspenso pela Anvisa. "Todas os lotes e todas as doses passaram por um rígido controle de qualidade"
O governador também voltou a reforçar a eficácia da Coronavac como uma vacina elegível para aplicação de uma dose de reforço
- Quer saber tudo sobre o desenvolvimento e eficácia de vacinas contra a covid-19? Assine a EXAME e fique por dentro.