Brasil

Um conteúdo SBT News

Diretor da PF é um dos cotados para o comando do Ministério da Justiça

Internamente, avaliação é de que Andrei é "extremamente preparado" para assumir o cargo, se esse for o desejo de Lula

Publicado em 6 de janeiro de 2026 às 15h07.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, é um dos cotados para o comando do Ministério da Justiça. A vaga pode ser aberta nos próximos dias, com a iminente saída Ricardo Lewandowski.

O nome de Andrei já circula entre os assessores do ministério, onde a avaliação é positiva. "É o melhor diretor da história da Polícia Federal. Um excelente nome", disse ao SBT News o secretário nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira.

Outro integrante do ministério afirmou, em reservado, lamentar a saída de Lewandowski. Mas ponderou que o nome de Andrei seria uma boa escolha. "Ele é extremamente preparado", afirmou.

Andrei Rodrigues está no comando da PF desde 2023. Delegado de carreira há mais de 20 anos, é um nome de confiança do presidente Lula (PT), a quem caberá a palavra final sobre a indicação quando a saída de Lewandowski for oficializada.

Lula retorna do Rio de Janeiro nesta terça-feira, 6, quando poderá começar a se debruçar sobre esta e outras questões envolvendo os quadros do governo.

Outro nome ventilado até aqui para uma possível sucessão é o do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho. Pessoas próximas a Vinícius disseram que o ministro ainda não foi oficialmente sondado e que está "na dele" diante da possibilidade.

O chefe da CGU tem extensa trajetória no Direito e na gestão pública. Ele está à frente da Controladoria-Geral da União desde 2023, depois de ter presidido o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Acompanhe tudo sobre:Polícia FederalGoverno LulaMinistério da Justiça e Segurança Pública

Mais de Brasil

PF abre inquérito para investigar preços 'abusivos' de combustíveis

Por uninamidade, 1ª turma do STF condena deputados acusados de desvios de emendas

Vai ter greve nacional dos caminhoneiros? O que se sabe até agora

Caminhoneiros articulam nova greve nacional após alta do diesel, diz jornal