Brasil

Diretor da ANP convoca investidor a aplicar no pré-sal

Pedido vem da vontade de transformar o Brasil em um exportador de derivados do petróleo

O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima: autoridade também lembrou que o Brasil não corre o risco de se concentrar apenas nas atividades petrolíferas (Marcello Casal Junior/ABr)

O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima: autoridade também lembrou que o Brasil não corre o risco de se concentrar apenas nas atividades petrolíferas (Marcello Casal Junior/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Rio de Janeiro - O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, convocou hoje investidores a aplicar seus recursos no Brasil. Relembrando seu passado no PCdoB, ele recorreu a Karl Marx ao defender os investimentos que precisam ser feitos no petróleo do pré-sal.

"As finanças não geram riquezas, mas são imprescindíveis para gerar riquezas", disse. "Gostaríamos e estamos decididos a transformar o Brasil em exportador de derivados. Que venham todos ajudar a transformar o petróleo do pré-sal em gasolina, óleo diesel e nafta, com valor agregado localmente."

Lima também destacou que o Brasil, diferentemente de outros países produtores de petróleo, não tem suas atividades concentradas em um único setor. "Por isso, não vamos correr os riscos de ter os problemas de outros países que sofrem com a doença do petróleo. A chamada doença holandesa, que acontece quando todos se concentraram numa única atividade e se desindustrializaram", comentou.

Em linha com suas argumentações, Lima afirmou que nos próximos meses deverá ser divulgado o edital da 11ª Rodada de Áreas Exploratórias de Petróleo e Gás Natural, que deve ser realizada nos primeiros meses de 2011.

Leia mais notícias sobre petróleo

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EnergiaInvestimentos de empresasPetróleoPré-sal

Mais de Brasil

Flávio Dino decide suspender pagamentos de emendas e manda PF investigar liberação de verbas

Rodízio de veículos em SP está suspenso a partir desta segunda, 23

Datafolha: 51% dos brasileiros afirmam ter mais medo da polícia do que confiança nela

Número de mortes em acidentes aéreos aumenta 92% em 2024 e é o maior dos últimos 10 anos