Brasil

Diminui número de mortes e roubos no Rio de Janeiro

O número de casos de letalidade violenta diminuiu 13,7%; o de roubo de veículos, 9,2% e o de roubos praticados na rua, 15%

De acordo com o ISP, aumentou em 17,5% no número de prisões efetuadas e em 16,3% o de apreensão de drogas (Andrew Bardwell/Wikimedia Commons)

De acordo com o ISP, aumentou em 17,5% no número de prisões efetuadas e em 16,3% o de apreensão de drogas (Andrew Bardwell/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2012 às 06h36.

Rio de Janeiro – Os índices de criminalidade no estado do Rio, de janeiro a outubro de 2011, diminuíram na comparação com 2010, conforme divulgou hoje o Instituto de Segurança Pública (ISP).

O número de casos de letalidade violenta – que inclui as mortes por homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte (latrocínio) e mortes em confronto com a polícia – diminuiu 13,7%; o de roubo de veículos, 9,2% e o de roubos praticados na rua, 15%.

De acordo com o ISP, aumentou em 17,5% no número de prisões efetuadas e em 16,3% o de apreensão de drogas. Para a Secretaria de Segurança Pública, esse é o melhor resultado das ações policiais desde 2000.

Para o diretor do ISP, coronel Paulo Augusto Teixeira, a política de segurança pública implantada recentemente no estado favorece a diminuição da criminalidade. "Esses números positivos podem ser explicados pela política estabelecida pela Secretaria de Segurança Pública, a instalação de unidades de Polícia Pacificadora [UPPs] nas maiores comunidades da capital e a integração com os órgãos da prefeitura, com o intuito de combater a criminalidade”, disse.

A meta para o segundo semestre é reduzir os índices de letalidade violenta em 6,83%, os de roubo de veículos em 5,07% e os de rua em 4,44%.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCrimeMetrópoles globaisRio de JaneiroViolência urbana

Mais de Brasil

Defesa de Daniel Silveira alega que ida ao shopping não feriu cautelar, mas saída era proibida

Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre Maranhão e Tocantins

Rio usa drone para monitorar Réveillon, identificar foragidos e flagrar crimes na cidade

Queda no desemprego em 2024 é consistente, diz coordenadora do IBGE