Brasil

Dilma será notificada sobre processo de impeachment amanhã

Decisão sobre pedido de impeachment deverá ser lida amanhã no plenário da Casa


	Dilma Rousseff: após formação de comissão especial, presidente terá dez sessões para apresentar sua defesa
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Dilma Rousseff: após formação de comissão especial, presidente terá dez sessões para apresentar sua defesa (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2015 às 19h46.

Brasília - Com o deferimento do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) nesta quarta-feira, 2, a decisão deverá ser lida amanhã no plenário da Casa.

Após a leitura, Dilma deverá ser notificada. A partir daí, todos os 26 partidos com representação na Câmara terão até 24 horas para indicar os membros da comissão especial que será criada para analisar o mérito do processo.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, a comissão especial deve ter entre 17 e 66 integrantes eleitos, em plenário, por maioria simples.

Após 48 horas da escolha dos membros da comissão, serão sorteados o presidente e o relator.

A partir daí, a presidente Dilma terá dez sessões para apresentar sua defesa. Com a defesa apresentada, o colegiado tem até cinco sessões para proferir o parecer pela procedência ou não do processo.

A votação do parecer do relator na comissão deverá ser por maioria simples. Caso seja considerado procedente, o parecer seguirá para o plenário, onde deve ser votado em até 48 horas.

A votação será por chamada nominal, ou seja, aberta. Para que o processo seja aprovado, são necessários votos de pelos menos 2/3 dos 513 deputados que compõem a Casa, ou seja, 342 parlamentares.

Aprovada a abertura do processo, ele segue para o Senado, quando Dilma deverá ser afastada do cargo.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosDilma RousseffEduardo CunhaImpeachmentPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso