Brasil

Dilma se diz disposta a retomar relação com Paraguai

A presidente ligou na tarde desta segunda para Cartes, eleito no domingo, e conversou com ele durante cerca de 5 minutos

Horacio Cartes: o presidente eleito também manifestou interesse em conhecer melhor a experiência brasileira de combate à fome e à pobreza. (REUTERS/Jorge Adorno)

Horacio Cartes: o presidente eleito também manifestou interesse em conhecer melhor a experiência brasileira de combate à fome e à pobreza. (REUTERS/Jorge Adorno)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2013 às 20h05.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff disse ao presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, em conversa telefônica nesta segunda-feira, que está disposta a retomar as relações com o país e que lhe deseja um governo "bem-sucedido".

Dilma, segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, "ressaltou a disposição para recompor as relações bilaterais e do Paraguai com o Mercosul".

A presidente ligou na tarde desta segunda para Cartes, eleito no domingo, e conversou com ele durante cerca de 5 minutos.

O Paraguai foi suspenso do Mercosul no ano passado após um rápido processo político que destituiu o ex-presidente Fernando Lugo, acusado de mau desempenho no cargo.

Argentina, Brasil e Uruguai, países que à época formavam o Mercosul, repudiaram a medida, retiraram seus chanceleres e suspenderam politicamente o país do bloco.

Cartes, do Partido Colorado, agradeceu o telefonema e disse estar pronto para trabalhar pela normalização das relações do Paraguai com o Brasil e com os países da região, informou a nota.

O presidente eleito também manifestou interesse em conhecer melhor a experiência brasileira de combate à fome e à pobreza.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaAmérica LatinaEleiçõesParaguai

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias