Exame Logo

Dilma quer entrar em 2015 com equipe definida, diz fonte

A presidente pretende trabalhar para definir sua equipe de governo e ter os nomes do primeiro escalão até 1º de janeiro, segundo fonte

Dilma Rousseff no Palácio do Planalto: "a presidente não quer entrar em 2015 com indefinição", diz fonte (Ueslei Marcelino/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2014 às 19h13.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff pretende trabalhar nos próximos dias para definir sua equipe ministerial do segundo mandato com o objetivo de ter os nomes do primeiro escalão até sua posse, em 1º de janeiro, disse à Reuters uma fonte do governo que acompanha a montagem da nova equipe.

"A presidente não quer entrar em 2015 com indefinição. Ela quer ter todos os ministros do segundo mandato em condições de trabalho em janeiro para dar sinais de previsibilidade nas principais áreas", disse a fonte, que falou na condição de anonimato.

A avaliação dentro do Palácio do Planalto é que a economia está parada pela falta de confiança dos agentes econômicos na recuperação do país e com o noticiário negativo com o escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras. Neste cenário, a definição da nova equipe ministerial poderia transmitir a mensagem de que o governo está pronto iniciar 2015 agindo, sem pendências com definição de equipe.

A avaliação no Palácio do Planalto, contudo, é que os prazos estão ficando apertados. A conclusão da votação do projeto de lei que elimina a meta de superávit primário de 2014 é tida como certa. Mas há, por outro lado, todo um trabalho a ser feito para a votação do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 e que essas duas matérias tendem a consumir o restante do ano legislativo.

Com esse quadro, já não está mais certo o lançamento ainda este ano de um pacote de medidas de corte de gasto. Segundo a fonte, o governo considera que não faz sentido lançar um importante conjunto de medidas de redução do gastos no encerramento do ano, com as medidas carimbadas como "pacotaço de Natal". A fonte informou, contudo, que a decisão sobre esta questão depende também dos novos ministros da área econômica.

No front político, a tendência é de permanência dos seguintes ministros: Arthur Chioro (Saúde), Aloizio Mercadante (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Ministério da Justiça) Ricardo Berzoini (Secretaria de Relações Institucionais), Guilherme Afif Domingos (Ministério da Micro e Pequena Empresa), Luiz Alberto Figueiredo (Ministério das Relações Exteriores) e Moreira Franco (Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República).

Até o momento foram indicados Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa para o Ministério do Planejamento e Armando Monteiro Neto para o Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Alexandre Tombini foi confirmado no cargo e continuará à frente do Banco Central. A nova equipe já sinalizou uma condução mais ortodoxa da política econômica, em um discurso que agradou ao mercado.

Segundo a fonte, o primeiro escalão contará com Jaques Wagner e também com Gilberto Kassab, que deve ficar com pasta ligada à infraestrutura.

Na montagem do novo ministério, a presidente também considera, de acordo com a fonte, os peemedebistas Eunício Oliveira, Henrique Eduardo Alves, Eliseu Padilha e Kátia Abreu. Entre os bancos públicos, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Rogério Caffarelli continua entre os cotados para a presidência do Banco do Brasil.

Para a Caixa Econômica Federal, a indicação, conforme a fonte, é que Jorge Hereda continuará no comando. A situação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ainda não está definida.

O atual secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, vem sendo cotado para chefiar Itaipu, cargo distante da Esplanada dos Ministérios.

São Paulo - Com a volta da presidente Dilma Rousseff da reunião do G-20, a expectativa era de que os primeiros nomes da nova equipe de governo fossem anunciados ainda esta semana. No entanto, as prisões da Operação Lava Jato na última sexta-feira podem  atrasar o início da reforma ministerial. Entenda os motivos.  Todos os atuais ministros já entregaram suas cartas de demissão, segundo Dilma disse em entrevista no último domingo, após participar de reunião do G-20. A ex-ministra da Cultura Marta Suplicy , a primeira a abrir mão do cargo, já está de volta ao Senado.  O desenho da nova equipe é estratégico, mas se levarmos em conta o padrão da presidente em seu primeiro mandato, a tendência é que os ministérios ganhem novos chefes nos próximos quatro anos.  Entre 2011 e 2014, das 39 pastas, apenas 15 não tiveram nenhuma troca de comando. Alguns ministérios, por outro lado, tiveram 4 ministros diferentes durante todo o período. Este é o caso de Transportes, Desenvolvimento Agrário e Pesca.Se alguns ministérios tiveram mais de um chefe, pelo menos dois ministros passaram por três pastas ao longo do primeiro governo Dilma. Aloizio Mercadante , que termina o mandato como ministro-chefe da Casa Civil, já chefiou os ministérios de Ciência e Tecnologia e Educação. Enquanto Ideli Salvatti atuou na pasta de Pesca e Aquicultura, Secretaria de Relações Institucionais e agora está no comando da Secretaria dos Direitos Humanos.  Veja nas fotos como foi a movimentação nos ministérios no primeiro governo de Dilma:
  • 2. Casa Civil

    2 /37(José Cruz/ABr)

  • Veja também

    O que faz: assistir direta e imediatamente ao Presidente da República no desempenho de suas atribuições. Ministro: Aloizio Mercadante (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Antonio Palocci (janeiro de 2011 a junho de 2011); Gleisi Hoffmann (junho de 2011 a fevereiro de 2014).
  • 3. Ministério da Justiça

    3 /37(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

  • O que faz: ao Ministério da Justiça, entre outras coisas, cabe a defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais. Políticas de segurança pública, de repressão ao tráfico de entorpecentes, de prevenção e repressão à lavagem de dinheiro também são competências do ministério. Ministro: José Eduardo Cardozo (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 4. Ministério da Defesa

    4 /37(Agência Brasil)

    O que faz: direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, Exército e Aeronáutica. Estabelece as políticas ligadas à defesa e à segurança do país, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa. Ministro: Celso Amorim Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Nelson Jobim (janeiro a agosto de 2011).
  • 5. Ministério da Fazenda

    5 /37(José Cruz/Agência Brasil)

    O que faz: o Ministério da Fazendacuida basicamente da formulação e execução da política econômica. Ministro: Guido Mantega (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 6. Ministério dos Transportes

    6 /37(Wilson Dias/ABr)

    O que faz: é responsável pela política nacional de transportes ferroviário, rodoviário e aquaviário. Cuida também da marinha mercante, vias navegáveis e portos fluviais e lacustres, além de participar na coordenação dos transportes aeroviários e serviços portuários. Ministro: Paulo Sérgio Passos (PR) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Alfredo Pereira do Nascimento (janeiro de 2011 a julho de 2011), Paulo Sérgio Passos (julho 2011 a abril de 2013), César Augusto Rabello Borges (abril de 2013 a junho de 2014).
  • 7. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

    7 /37(Wilson Dias/ABr)

    O que faz: é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor. Ministro: Neri Geller (PP) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Wagner Rossi (abril de 2010 a agosto de 2011), Mendes Ribeiro Filho (agosto de 2011 a março de 2013), Antônio Eustáquio Andrade Ferreira (março de 2013 a março de 2014).
  • 8. Ministério da Educação

    8 /37(Antonio Cruz/Agência Brasil)

    O que faz: é responsável pela política nacional de educação. Isto inclui educação em geral (ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, educação de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação a distância), avaliação, informação e pesquisa educacional. Ministro: Henrique Paim (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Fernando Haddad (julho de 2005 a janeiro de 2012), Aloizio Mercadante (janeiro de 2012 a fevereiro de 2014).
  • 9. Ministério da Cultura

    9 /37(Elza Fiúza/ABr)

    O que faz: desenvolve políticas de fomento e incentivo nas áreas de letras, artes, folclore e nas diversas formas de expressão da cultura nacional, bem como preserva o patrimônio histórico, arqueológico, artístico e nacional. Ministro: - Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Ana de Holanda (2011 a 2012), Marta Suplicy (2012 a novembro de 2014*). * Marta Suplicy entregou sua carta de demissão à Dilma Rousseff em 11 de novembro de 2014 e voltou a ser senadora pelo estado de São Paulo.
  • 10. Ministério do Trabalho e Emprego

    10 /37(Valter Campanato/Agência Brasil)

    O que faz: é o Ministério que cuida das políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador e também para a modernização das relações do trabalho. É responsável também pela fiscalização do trabalho, pela política salarial, segurança e saúde no trabalho, cooperativismo, além da política de imigração. Ministro: Manoel Dias (PDT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Carlos Lupi (março de 2007 a dezembro de 2011), Brizola Neto (abril de 2012 a março 2013).
  • 11. Ministério da Previdência Social

    11 /37(Marcello Casal Jr/ABr)

    O que faz: o Ministério cuida dos assuntos referentes à previdência social e à previdência complementar. Ministro: GaribaldiAlves (PMDB) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 12. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

    12 /37(Valter Campanato/ABr)

    O que faz: tem como responsabilidade promover a inclusão social, a segurança alimentar, a assistência integral e uma renda mínima de cidadania às famílias que vivem em situação de pobreza. Para isso, o órgão implementa inúmeros programas e políticas públicas de desenvolvimento social, realiza a gestão do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e aprova os orçamentos gerais do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Social do Transporte (Sest). Ministra: Tereza Campello (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 13. Ministério da Saúde

    13 /37(José Cruz/Agência Brasil)

    O que faz: tem a função de oferecer condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro. Ministro: Arthur Chioro (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Alexandre Padilha (janeiro de 2011 a fevereiro de 2014)
  • 14. Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

    14 /37(Marcelo Camargo/ABr)

    O que faz: cabe a ele formular, executar e avaliar políticas públicas para a promoção da competitividade, do comércio exterior, do investimento e da inovação nas empresas e do bem-estar do consumidor. Ministro: Mauro Borges (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Fernando Damata Pimentel (janeiro de 2011 a fevereiro de 2014).
  • 15. Ministério de Minas e Energia

    15 /37(Marcello Casal Jr./ABr)

    O que faz: é o ministério formulador de políticas públicas nos assuntos de geologia, recursos minerais e energéticos; aproveitamento da energia hidráulica; mineração e metalurgia e petróleo, combustível e energia elétrica, inclusive nuclear. Ministro: Edison Lobão (PMDB) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 16. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

    16 /37(Elza Fiuza/ABr)

    O que faz: entre outras funções, o ministério participa na formulação do planejamento estratégico nacional, faz a avaliação dos impactos socioeconômicos das políticas e programas do Governo federal e elabora acompanha e avalia leis de iniciativa do Poder Executivo federal. Ministro: Miriam Belchior (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 17. Ministério das Comunicações

    17 /37(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    O que faz: tem como suas áreas de competência os serviços de radiodifusão, postais e de telecomunicações, e é responsável por formular e propor as políticas nacionais para estas áreas, bem como a política nacional de inclusão digital. O ministério também é responsável, entre outras funções, por outorgar e fiscalizar serviços de radiodifusão e supervisionar suas entidades vinculadas. Ministro: Paulo Bernardo (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 18. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

    18 /37(José Cruz/Agência Brasil/Wikimedia Commons)

    O que faz: Planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades da ciência e tecnologia.É responsável pela elaboração e coordenação das políticas nacionais de pesquisa científica, tecnológica e inovação; de desenvolvimento de informática e automação; da política nacional de biossegurança e das políticas espacial e nuclear. Ministro: Clelio Campolina Diniz (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Aloizio Mercadante (janeiro de 2011 a janeiro de 2012), Marco Antonio Raupp (janeiro de 2012 a março de 2014).
  • 19. Ministério do Esporte

    19 /37(José Cruz/ABr)

    O que faz: é responsável por construir uma Política Nacional de Esporte. Além de desenvolver o esporte de alto rendimento, o Ministério trabalha ações de inclusão social por meio do esporte. Ministro: Aldo Rebelo (PCdoB) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Orlando Silva (janeiro de 2011 a outubro de 2011)
  • 20. Ministério do Turismo

    20 /37(Anselmo Cunha/PMPA)

    O que faz: tem como função desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas, proporcionando a inclusão social Ministro: Vinicius Lages (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Pedro Novais (janeiro de 2011 a setembro de 2011), Gastão Vieira (setembro de 2011 a março de 2014).
  • 21. Ministério da Integração Nacional

    21 /37(Valter Campanato/ABr)

    O que faz: é responsável pela formulação e condução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e dos planos e programas regionais de desenvolvimento. Trabalha também no estabelecimento de estratégias de integração das economias regionais. Além disso, atua com a defesa civil e nas obras contra as secas e de infraestrutura hídrica. Ministro: Francisco Teixeira (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Fernando Bezerra Coelho (janeiro de 2011 a outubro de 2013)
  • 22. Ministério do Desenvolvimento Agrário

    22 /37(Divulgação/ Planalto)

    O que faz: cuida da reforma agrária, da promoção do desenvolvimento sustentável do segmento rural constituído pelos agricultores familiares e
    da identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas pelos remanescentes das comunidades dos quilombos. Ministro: Laudemir Müller (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Afonso Florence (janeiro de 2011 a março de 2012), Pepe Vargas (março de 2012 a março de 2014), Miguel Rossetto (março de 2014 a setembro de 2014)
  • 23. Ministério das Cidades

    23 /37((Elza Fiuza/ Agência Brasil))

    O que faz: responsável pela política de desenvolvimento urbano e pelas políticas setoriais de habitação, saneamento ambiental, transporte urbano e trânsito. Ministro: Gilberto Occhi (PP) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Mário Negromonte (janeiro de 2011 a fevereiro de 2012, Aguinaldo Ribeiro (fevereiro de 2012 a março de 2014).
  • 24. Ministério da Pesca e Aquicultura

    24 /37(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

    O que faz: responsável pela política nacional pesqueira e aquícola, abrangendo produção, transporte, beneficiamento, transformação, comercialização, abastecimento e armazenagem - entre outras atividades relacionadas. Ministro: Eduardo Lopes (PRB) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Ideli Salvatti (janeiro de 2011 a junho de 2011), Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira (junho de 2011 a fevereiro de 2012), Marcelo Crivella (fevereiro de 2012 a março de 2014).
  • 25. Secretaria-Geral da Presidência da República

    25 /37(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    O que faz: tem como principal atribuição intermediar as relações do governo federal com as entidades da sociedade civil, no relacionamento e articulação com os movimentos sociais, entidades patronais e de trabalhadores, o que inclui a criação e implementação de canais que assegurem a consulta e a participação popular na discussão e definição da agenda prioritária do país. Ministro: Gilberto Carvalho (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 26. Gabinete de Segurança Institucional

    26 /37(Elza Fiúza/ABr)

    O que faz: além de assessorar a presidente em assuntos militares e de segurança, o gabinete trabalha na prevenção da ocorrência e articulação do gerenciamento de crises, em caso de grave e iminente ameaça à estabilidade institucional; na coordenação das atividades de inteligência federal e de segurança da informação. O gabinete tem ainda como função fazer a segurança pessoal do Chefe de Estado, do Vice-Presidente da República e dos respectivos familiares, dos titulares dos órgãos essenciais da Presidência da República e de outras autoridades ou personalidades. Ministro: José Elito Carvalho Siqueira (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 27. Advocacia-Geral da União

    27 /37(Agência Brasil)

    O que faz: a Advocacia-Geral da União é a instituição que representa a União, judicial e extrajudicialmente. Sua atuação pode ser consultiva ou contenciosa.A atuação consultivase dá por meio do assessoramento e orientação dos dirigentes do Poder Executivo Federal para dar segurança jurídica a atos administrativos, como políticas públicas e viabilização jurídica das licitações e dos contratos. A atuação contenciosa se dá na representação judicial e extrajudicial da União em ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou terceira interessada. Ministro: Luís Inácio Lucena Adams(sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 28. Controladoria-Geral da União

    28 /37(Antonio Cruz/ABr)

    O que faz: A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Governo Federal responsável por assistir direta e imediatamente ao Presidente da República quanto aos assuntos que sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria. Ministro: Jorge Hage (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 29. Secretaria de Relações Institucionais

    29 /37(Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

    O que faz: não executa nenhum programa, mas atua nas seguintes áreas: coordenação política do Governo; condução do relacionamento do Governo com o Congresso Nacional e os Partidos Políticos; interlocução com os Estados, Distrito Federal e Municípios. Ministro: Ricardo Berzoini (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira (janeiro de 2011 a junho de 2011),Ideli Salvatti (junho de 2011 a abril de 2014)
  • 30. Banco Central

    30 /37(Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

    O que faz: Cabe ao Banco Central zelar pela adequada liquidez da economia, manter as reservas internacionais em nível adequado; estimular a formação de poupança; zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro. Ministro: Alexandre Tombini (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 31. Secretaria de Comunicação Social

    31 /37(Antonio Cruz/Agência Brasil)

    O que faz: A Secom é responsável pela comunicação do Governo Federal. Coordena um sistema que interliga as assessorias dos ministérios, das empresas públicas e das demais entidades do Poder Executivo Federal. Para isso, pode convocar redes obrigatórias de rádio e televisão para a transmissão de pronunciamentos oficiais da presidenta da República e dos ministros. Ministro: Thomas Traumann (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Helena Chagas (janeiro de 2011 a fevereiro de 2014).
  • 32. Secretaria de Igualdade Racial

    32 /37(Valter Campanato/ABr)

    O que faz: trabalha na formulação,coordenação e articulação de políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial. Ministra: Luiza Helena de Bairros (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 33. Secretaria de Políticas para as Mulheres

    33 /37(Marcelos Camargo/Agência Brasil)

    O que faz: tem como principal objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação contra mulheres. Trablalha com três linhas principais de ação: Políticas do Trabalho e da Autonomia Econômica das Mulheres; Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; e Programas e Ações nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Participação Política, Igualdade de Gênero e Diversidade Ministra: Eleonora Menicucci de Oliveira (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 34. Secretaria de Direitos Humanos

    34 /37(Getty Images)

    O que faz: é responsável pela articulação interministerial e intersetorial das políticas de promoção e proteção aos Direitos Humanos no Brasil. Trabalha na formulação de políticas e diretrizes voltadas à promoção dos direitos da cidadania, da criança, do adolescente, do idoso e das minorias e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e promoção da sua integração à vida comunitária. Ministra: Ideli Salvatti (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Maria do Rosário (janeiro de 2011 a março de 2014).
  • 35. Secretaria de Portos

    35 /37(Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

    O que faz: a secretaria tem como função assessorar a presidente na formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento do setor de portos e instalações portuárias marítimos, fluviais e lacustres e, especialmente, promover a execução e a avaliação de medidas, programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da infraestrutura e da superestrutura dos portos e instalações portuárias marítimos, fluviais e lacustres Ministro: César Borges (sem partido, ex-PR) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: José Leônidas Menezes Cristino (janeiro de 2011 a outubro de 2013), Antonio Henrique Pinheiro Silveira (outubro de 2013 a junho de 2014).
  • 36. Secretaria de Aviação Civil

    36 /37(Antonio Cruz/Agência Brasil)

    O que faz: coordena e supervisiona ações voltadas para o desenvolvimento estratégico do setor da aviação civil e da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica no Brasil. Ministro: Wellington Moreira Franco (PMDB) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Wagner Bittencourt (janeiro de 2011 a março de 2013).
  • 37. Secretaria da Micro e Pequena Empresa

    37 /37(Wilson Dias/ABr)

    O que faz: Atua na formulação, coordenação e articulação depolíticas e diretrizes para o apoio à microempresa, empresa de pequeno porte e artesanato. Ministro: Guilherme Afif (PSD) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGovernoGoverno DilmaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame