Brasil

Dilma pede à Alemanha ajuda na Comissão da Verdade

Dilma e Gauck participam da abertura do 31.º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em São Paulo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2013 às 15h29.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff fez nesta segunda-feira pronunciamento oficial após encontro com o presidente da Alemanha, Joachim Gauck, elogiando-o "por sua história de defesa pessoal e democracia em prol da Alemanha unificada" e revelou que pediu a ele, entre outras coisas, "o acesso a eventuais arquivos na Alemanha que possam beneficiar os trabalhos da Comissão da Verdade" no Brasil.

Dilma e Gauck participam da abertura do 31.º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em São Paulo.

Dilma lembrou que os laços entre os dois países transcendem o governo, que os encontros como o desta segunda-feira são os mais longevos e que a Alemanha é a maior parceira comercial do país na União Europeia (UE). "Reiterei ao presidente o interesse de aprofundar nossa parceria estratégica que existe desde 2002."

Ela afirmou ainda que é preciso ampliar o fluxo comercial recíproco entre os dois países, principalmente dos bens de maior valor. "É importante apoiar pequenas e médias empresas, fomentar joint ventures, um dos vetores da cooperação bilateral, elevar o fluxo entre nossos países e intensificar o comércio de valor agregado".

Dilma afirmou ainda ter manifestado o interesse de parcerias entre a recém-criada Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a instituição correspondente na Alemanha para a área de pesquisa e conhecimento.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaComércioDiplomaciaEuropaPaíses ricos

Mais de Brasil

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Lula edita MP que prevê pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada pelo zika vírus