Exame Logo

Dilma oferece comidas típicas a chefes de estado

O cardápio teve carne seca com queijo coalho, filé mignon, robalo, massa recheada com queijo minas e doces de frutas e foi acompanhado por vinho gaúcho

Almoço: Angela Merkel e Vladimir Putin tiveram um encontro reservado no fim da manhã. (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2014 às 17h37.

Rio - Com aparato de segurança que envolveu as Forças Armadas e as Polícias Militar e Federal, a presidente Dilma Rousseff recebeu hoje nove chefes de Estado para um almoço, no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, antes da partida final da Copa do Mundo . Entre os convidados, estavam a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel , e o presidente da Rússia, Vladimir Putin , que tiveram um encontro reservado no fim da manhã.

O cardápio teve comidas brasileiras, com carpaccio de pupunha, carne seca com queijo coalho, filé mignon, robalo, massa recheada com queijo minas e doces de frutas, e foi acompanhado por vinho gaúcho.

Veja também

A Rua Pinheiro Machado, em frente ao palácio, palco de graves tumultos nas manifestações do ano passado, ficou interditada nos dois sentidos e apenas moradores foram autorizados a entrar. Atiradores de elite se posicionaram no alto de prédios próximos ao palácio. Soldados do Exército ocuparam os bairros de Laranjeiras e Botafogo e toda a área de lazer do Aterro do Flamengo, na zona sul.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroschenko, que tinha a presença confirmada até a noite de sábado pela Presidência da República, cancelou a vinda ao Brasil, o que evitou o constrangimento de um encontro com o inimigo Putin. Rússia e Ucrânia estão em conflito desde fevereiro passado e a crise se agravou com a anexação da região ucraniana da Crimeia à Rússia.

Segundo assessores do governo, o almoço transcorreu em clima descontraído. Estavam presentes os presidentes da Alemanha, Joachim Gauck; da África do Sul, Jacob Zuma; do Gabão, Ali-Ben Bongo Ondimba; da Namíbia, Hifikepunye Pohamba, e os primeiros-ministros de Antígua e Barbuda, Gaston Browne; de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar, e da Hungria, Viktor Orbán.

Putin terá amanhã encontro bilateral com a presidente Dilma, em Brasília, e à noite seguirá para Fortaleza, onde participará da reunião dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Dilma estava acompanhada dos ministros do Esporte, Aldo Rebelo, e das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, do governador Luiz Fernando Pezão e do prefeito Eduardo Paes do Rio de Janeiro, ambos do PMDB.

Acompanhe tudo sobre:Angela MerkelCopa do MundoDilma RousseffEsportesFutebolPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresVladimir Putin

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame