Dilma Rousseff faz visita ao lote 5 da Ferrovia Norte-Sul em Iturama (MG) (Ichiro Guerra/Dilma 13/Divulgação via Fotos Públicas)
Da Redação
Publicado em 8 de agosto de 2014 às 20h59.
Iturama (MG) - A presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, fez gravações para seu programa eleitoral na televisão, nesta sexta-feira, em uma obra atrasada da ponte da Ferrovia Norte Sul sobre o Rio Grande, em Iturama, na divisa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Pelo cronograma inicial divulgado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a obra deveria estar concluída em julho deste ano.
Das 12 pilastras previstas, apenas cinco foram parcialmente construídas. Nas últimas semanas, os trabalhos foram acelerados para receber a visitante.
O encarregado das obras informou que até março de 2015 a ponte estará pronta. Um engenheiro do consórcio que realiza as obras, no entanto, disse que nem esse prazo será cumprido porque a ponte é construída sobre uma rocha de difícil perfuração.
Onze funcionários do consórcio TIISA foram cedidos para compor as imagens com a candidata. As cenas mostravam as obras e um trecho menos seco do Rio Grande, principal gerador de energia para a Região Sudeste.
O rio está oito metros abaixo do nível normal e o leito expõe troncos que estavam encobertos pelas águas. Não foi informado quando as cenas para a propaganda na TV serão exibidas.
Os operários tinham feito um ensaio prévio, que durou cerca de 20 minutos. Dilma conversou com os técnicos sobre as obras.
A ponte, no km 603 da ferrovia, tem 498 metros de extensão e vai ligar Iturama a Ouro Verde, no Estado de São Paulo - a ferrovia seguirá até Estrela D'Oeste. Dilma posou para fotos com prefeitos e não conversou com os jornalistas.
Apoio tucano
Depois de posar com outros prefeitos, a candidata petista pediu o apoio do prefeito tucano de Santa Vitória, Genésio Franco de Moraes Neto. Ele assentiu, depois explicou aos jornalistas que muitos eleitores em sua cidade já apoiam a presidente.
"Nossa população é eclética e nós também precisamos de ajuda do governo federal." Genésio disse ter pedido para a presidente a construção de um porto ferroviário em sua cidade, cortada pela Norte Sul.