Dilma Roussef e Marina Silva: os números se aproximam (Bruno Santos/Ueslei Marcelino/Reuters)
Da Redação
Publicado em 10 de setembro de 2014 às 20h51.
São Paulo - Na mais recente pesquisa Datafolha, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) aparecem empatadas nos primeiro e segundo turnos. No primeiro turno, a presidente soma 36% das intenções de voto, enquanto a ex-senadora tem 33%, de acordo com levantamento encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgado nesta quarta-feira pelo Jornal Nacional.
Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o intervalo de intençõs de voto da ex-senadora é de 31% a 35%, enquanto o de Dilma é de 34% a 38%, o que resulta em empate técnico.
Em relação à última pesquisa realizada pelo Datafolha, a diferença entre as duas candidatas se estreitou, passando de três para um ponto percentual.
O tucano Aécio Neves aparece em terceiro lugar com 15% contra os 14% do último levantamento. Os demais candidatos somam 4% das intenções de voto.
Segundo turno
No segundo turno, é a primeira vez que as adversárias empatam. Enquanto a petista tem 43% da intenções de voto, Marina soma 47%, percentuais que se igualam com a margem de erro.
Considerando a margem de erro, a petista fica no intervalo de 41% a 45%, enquanto a candidata do PSB oscila entre 45% e 49%.
Na simulação de um eventual segundo turno entre Dilma e Aécio, a pestista ganharia por 49% a 38%.
Já no cenário em que Marina disputa contra o tucano, a ex-senadora venceria por 54% a 30%.
Governo
A avaliação do governo se manteve inalterada em relação à última pesquisa.
Os entrevistados que consideram o governo bom ou ótimo somaram 36%, enquanto o percentual dos que o avaliaram como ruim e péssimo permaneceu em 24%.
A pesquisa foi realizada entre ontem e anteontem com base em 10.568 entrevistas.