Brasil

Dilma ataca PSDB em declarações após definição do 2º turno

"O povo brasileiro anseia por mais avanços... governo novo, ideias novas", afirmou a presidente

A presidente Dilma Rousseff em pronunciamento após o resultado do primeiro turno das eleições (REUTERS/Ueslei Marcelino)

A presidente Dilma Rousseff em pronunciamento após o resultado do primeiro turno das eleições (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2014 às 23h03.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff (PT) elevou o tom neste domingo contra o candidato do PSDB, Aécio Neves (PSDB), que será seu adversário no segundo turno da eleição, em seu primeiro pronunciamento após a divulgação do resultado da votação.

Dilma, que teve o pior desempenho do PT para um primeiro turno desde a eleição de 1998, reafirmou ter entendido o desejo de mudança expresso nas manifestações populares do ano passado e que, se reeleita, vai fazer "um segundo governo muito melhor do que o primeiro".

"O povo brasileiro anseia por mais avanços... governo novo, ideias novas", afirmou ela.

Em parte relevante de seu pronunciamento em Brasília, que durou mais de 20 minutos, a presidente disparou contra o PSDB.

Segundo ela, o povo brasileiro não quer os "fantasmas do passado" que teve durante o governo tucano, como recessão, arrocho e desemprego.

A presidente disse ainda que o "PSDB quebrou o país três vezes" e jamais promoveu "quando puderam, quando tiveram oportunidade, políticas de inclusão social e de redução da desigualdade".

"O povo brasileiro não quer... uma inserção internacional subordinada, que se ajoelhava diante do FMI", disparou a presidente, indicando qual será o tom campanha petista nas próximas três semanas até o segundo turno, no próximo dia 26.

Dilma teve 41,6 por cento dos votos válidos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após 99,8 por cento da apuração. Aécio ficou com 33,6 por cento.

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesDilma RousseffEleiçõesEleições 2014Oposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSDBPT – Partido dos TrabalhadoresTSE

Mais de Brasil

SP ainda tem 36 mil casas sem energia neste domingo

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista