Dilma Rousseff durante cerimônia de entrega de máquinas: a presidente afirmou que o governo "não olha para a opção partidária dos prefeitos" (Roberto Stuckert Filho/PR)
Da Redação
Publicado em 26 de fevereiro de 2014 às 13h44.
São Paulo - A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira, 26, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a entrega de 226 máquinas a 209 prefeitos do Estado.
Foram 138 caminhões-caçamba, 64 motoniveladoras e 24 caminhões-pipa, em um investimento de R$ 67,5 milhões que faz parte do PAC Equipamentos, programa destinado a municípios brasileiros com até 50 mil habitantes.
"Estou certa de que esse programa de máquinas tem um papel muito importante em todos os municípios porque ele dá autonomia aos prefeitos para que eles façam o que devem fazer", afirmou a presidente, destacando o emprego desses equipamentos na melhora de estradas vicinais, por onde escoa grande parte da produção agrícola brasileira.
De acordo com a presidente, o governo "não olha para a opção partidária dos prefeitos". "Todos os municípios de até 50 mil habitantes têm direito a essas máquinas. Nós somos um governo que preza muito o critério republicano, que implica não olhar para a opção partidária do prefeito", ressaltou.
Dilma também ressaltou os investimentos do governo em infraestrutura de recursos hídricos. A presidente disse que o governo pretende finalizar 2014 com a construção de 750 mil cisternas. Cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva em que a água que escorre do telhado da casa é captada por calhas e armazenada.
Minha Casa e Mais Médicos
A presidente destacou, durante o evento, a importância de programas sociais do governo federal para municípios com até 50 mil habitantes. "Esse municípios têm benefícios do Minha Casa, Minha Vida, do Mais Médicos, que são programas que melhoram a qualidade de vida da população", afirmou durante cerimônia em Betim (MG) para entrega de máquinas a prefeitos.
Dilma enfatizou ainda que o programa Minha Casa, Minha Vida é importante para todo o País e garantiu que pode entregar "tranquilamente" nesta segunda etapa do programa 2,750 milhões de moradias. "O dinheiro que viabiliza esse programa é do povo brasileiro", enfatizou.
Segundo a presidente, toda família que conseguir uma casa por meio do programa pode entrar na casa própria de cabeça erguida. "É dinheiro do Orçamento Geral da União. Nós criamos um subsídio para fechar essa conta. Tiramos dinheiro do Tesouro Nacional para subsidiar", explicou.
Dilma exaltou ainda sua visita à cidade de Betim, na Grande Belo Horizonte, e afirmou que tinha orgulho de estar ali, pois, no passado, participou de muitas greves na cidade. "Eu sou uma presidenta que já fez greve, entendo quando as pessoas fazem greve", disse.
A presidente realizou na cidade a entrega de 138 caminhões-caçamba, 64 motoniveladoras e 24 caminhões-pipa a prefeitos de 209 municípios de Minas Gerais. O investimento, de R$ 67,5 milhões, faz parte do PAC Equipamentos, programa destinado a municípios brasileiros com até 50 mil habitantes.