Brasil

Deputado bate recorde de Marília Mendonça em live sobre auxílio de R$ 600

Sem qualquer preocupação estética além de uma camisa social e gravata roxa, Janones fez a live mais comentada no mundo ocidental no Facebook

André Janones: deputado fez a live mais comentada no mundo ocidental no Facebook (Facebook/Reprodução)

André Janones: deputado fez a live mais comentada no mundo ocidental no Facebook (Facebook/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de setembro de 2020 às 17h17.

Última atualização em 3 de setembro de 2020 às 19h12.

Foram 4 minutos e 44 segundos e um tom apelativo. "Agora, atenção!", repetia, como um locutor, o deputado André Janones (Avante-MG) para tentar mobilizar sua rede de seguidores virtuais pelo auxílio-emergencial de 600 reais. De seu gabinete em Brasília, sem qualquer preocupação estética além de uma camisa social e gravata roxa, Janones fez, na terça-feira, 1º, a live mais comentada no mundo ocidental no Facebook.

"Não é justo que o povo brasileiro tenha de enfrentar essa pandemia com auxílio de 300 reais por mês enquanto a classe política continua do alto de seus mais de 30.000 reais mensais", afirmava ele, que recebe o mesmo salário criticado, enquanto o presidente Jair Bolsonaro afinava o discurso com a equipe econômica e sua nova base parlamentar do Centrão para anunciar a redução do auxílio à metade do valor.

Janones atingiu 3,3 milhões de visualizações e 177.000 comentários, segundo o pesquisador Fábio Malini, do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic).

O deputado bateu a marca da cantora sertaneja Marília Mendonça, recordista no YouTube durante a pandemia. Ao Estadão, Janones disse que o vídeo cresceu de forma espontânea, "sem superprodução". A ascensão virtual é atribuída por ele à greve dos caminhoneiros, em 2018, quando se tornou nacionalmente conhecido como liderança — ele atuava como advogado do movimento. Sem a greve e o Facebook, onde tem 6,7 milhões de seguidores, diz que não teria sido eleito.

Acompanhe tudo sobre:Auxílio emergencialRedes sociais

Mais de Brasil

Cidade do Maranhão decreta calamidade pública por conta de voçorocas

Criminosos de fuzis atacam delegacia em Duque de Caxias após prisão de chefe do tráfico

No Planalto, clima é de desânimo após resultado do Datafolha; 8 pontos explicam reprovação recorde

Avião de pequeno porte cai e mata duas pessoas no interior de São Paulo