Brasil

Decisão fala por si, diz Renan sobre suspensão de operação da PF

Desde a ação, que prendeu 4 policias legislativos do Senado, Renan tem defendido que a operação não poderia ter sido autorizada por um juiz de primeiro grau

Senado: nessa quarta-feira, 26, o presidente do Senado anunciou um pacote de ações jurídicas em retaliação (Agência Brasil)

Senado: nessa quarta-feira, 26, o presidente do Senado anunciou um pacote de ações jurídicas em retaliação (Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de outubro de 2016 às 15h33.

Brasília - Depois de uma semana trocando farpas com o Judiciário e o ministro da Justiça, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi econômico nas palavras na hora de comentar a liminar concedida pelo ministro do Supremo, Teori Zavascki, que suspendeu a operação da Polícia Federal no Senado.

"Recebo a notícia com humildade. A decisão fala por si só", afirmou Renan. Ele preferiu não fazer mais comentários sobre o assunto e informou que volta a Brasília amanhã para encontro com Michel Temer e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. O peemedebista está em Alagoas para compromissos locais.

Desde a ação da PF, que prendeu quatro policias legislativos do Senado na sexta-feira, Renan tem defendido que a operação não poderia ter sido autorizada por um juiz de primeiro grau - que chegou a chamar de "juizeco".

Nessa quarta-feira, 26, o presidente do Senado anunciou um pacote de ações jurídicas em retaliação.

Em Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) protocolada no STF, o Senado pediu a devolução dos materiais levados em apreensão pela Polícia Federal e uma determinação de que apenas o Supremo pudesse autorizar ações semelhantes nas dependências do Congresso Nacional. O senador também anunciou que entraria com uma reclamação na Corte.

No início da tarde desta quinta-feira, 27, Teori concedeu uma liminar suspendendo os efeitos da operação Métis da Polícia Federal. Com caráter liminar, a decisão não revoga plenamente os efeitos da operação e uma decisão final ainda é aguardada. Renan não respondeu se irá dar continuidade às ações jurídicas que anunciou ontem.

Acompanhe tudo sobre:Renan CalheirosSenadoPolícia Federal

Mais de Brasil

Boulos diz que governo vai articular no Congresso para manter veto de Lula ao PL da Dosimetria

Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização para reduzir pena por meio da leitura

Provão Paulista: estudantes podem consultar resultados da avaliação de 2025

Produtos comprados em viagens terão novas regras para entrada no Brasil