Brasil
Acompanhe:

Debate da Globo 2º turno: qual situação o candidato tem direito de resposta?

Lula e Bolsonaro vão se encontrar no último debate do segundo turno das eleições 2022

Debate na Globo: Os candidatos estarão em embate direto durante 60 minutos (Lula: Ricardo Stuckert - Bolsonaro: Alan Santos/PR/Divulgação)

Debate na Globo: Os candidatos estarão em embate direto durante 60 minutos (Lula: Ricardo Stuckert - Bolsonaro: Alan Santos/PR/Divulgação)

A
André Martins

28 de outubro de 2022, 20h47

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) vão participar nesta sexta-feira, 28, do último debate do segundo turno entre os candidatos à presidência da República. O evento é organizado pela TV Globo.

ACOMPANHE O DEBATE  DA GLOBO AO VIVO NA EXAME: Lula e Bolsonaro se encontram pela última vez antes das eleições

Este é o segundo debate do segundo turno. No dia 16 de outubro, Lula e Bolsonaro se encontraram no evento organizado pela Band em parceira com um pool de veículos de comunicação. Corrupção, orçamento e pandemia foram os principais temas do debate.Veja como foi o debate entre Lula e Bolsonaro na Band.

No debate da Globo do primeiro turno, que aconteceu no dia 29 de setembro, Lula e Bolsonaro protagonizaram um embate de direito de respostas. O atual presidente fez nove pedidos, quatro foram concedidos. Já o candidato do PT fez seis solicitações e teve quatro pedidos atendidos. No total, foram 19 pedidos ao longo dos quatro blocos. O debate também contou com a participação de Soraya Thronicke, Simone Tebet, Ciro Gomes, Padre Kelmon e Felipe d'Avila.

Segundo as regras do debate, os candidatos poderão pedir direito de resposta caso se sintam ofendidos pelo adversário. É necessário levantar a mão, em silêncio, para solicitar.

O pedido será analisado pela produção da Globo. Caso seja atendido, o presidenciável terá um minuto para rebater o adversário.

LEIA TAMBÉM: O que esperar do debate entre Lula e Bolsonaro nesta sexta-feira, na Globo

Quais são as regras do debate da Globo entre Lula e Bolsonaro?

  • O debate sera dividido em quatro blocos.
  • O primeiro bloco será de tema livre. Cada candidato terá 15 minutos e poderá usar da forma que preferir. Jair Bolsonaro começa falando.
  • O segundo bloco terá 20 minutos de debate com temas determinados, que será dividido em duas rodadas. Cada candidato irá escolher um tema por rodada que foi definido pelo jornalismo da TV Globo. Os candidatos terão cinco minutos de fala por rodada.
  • O terceiro bloco será de tema livre. Cada candidato terá 15 minutos e poderá usar da forma que preferir. Luiz Inácio Lula da Silva começa neste bloco.
  • O quarto bloco terá 20 minutos e será novamente de temas definidos. As regras serão as mesmas do segundo bloco. Neste bloco, os candidatos terão 1 minuto e 30 segundos para considerações finais.
  • Os candidatos estarão em embate direto durante 60 minutos.
  • Os candidatos estarão livres para fazerem as perguntas que desejarem nos blocos de tema livre.
  • Os candidatos deverão controlar o tempo disponível para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.

Qual horário do debate para presidente na Globo hoje? 

O debate presidencial na TV Globo acontece após a novela "Travessia", às 21h30, e será mediado por Willian Bonner.

Como assistir ao vivo o debate entre Lula e Bolsonaro na Globo?

O sinal de toda a programação da TV Globo fica disponível online e gratuitamente nas plataformas da emissora. A transmissão é feita pelo Globoplay, plataforma de conteúdo audiovisual do Grupo Globo. O portal G1 também irá transmitir o debate ao vivo.