De olho nas eleições, Maia encontra governador do ES
ÀS SETE - Em ano de eleição, a visita do presidente da Câmara é só uma desculpa para fazer articulações com vistas a outubro
Da Redação
Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 06h22.
Última atualização em 10 de janeiro de 2018 às 07h17.
Esta quarta-feira é dia de o Democratas seguir sua peregrinação eleitoral. O ministro da Educação, Mendonça Filho, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia , viajam até o Espírito Santo para participar de uma solenidade sobre o Pacto pela Aprendizagem no Espirito Santo (PAES).
Em ano de eleição, é claro, essa é só uma desculpa para fazer articulações com vistas a outubro.
Às Sete – um guia rápido para começar seu dia
Leia também estas outras notícias da seçãoÀs Setee comece o dia bem informado:
- Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo
- Os dias derradeiros do acordo nuclear com o Irã
- Na Índia, crescer “só” 6,5% em 2017 virou um problema
- IBGE divulga hoje a inflação em 2017, que deve ter nível inédito
Maia não se coloca como candidato ao Planalto, mas também não nega que possa ser e, frequentemente, aponta o próprio Mendonça Filho como um dos preferidos do DEM.
O outro é o prefeito de Salvador, ACM Neto. O deputado foi convidado no último domingo do programa Canal Livre, da Bandeirantes, que faz uma série de entrevistas especiais com presidenciáveis. Na entrevista, repetiu que a chance de ser escolhido pelo DEM é “zero”, mas reconhece que seu nome está na mesa.
Além disso, Maia tem criticado outro pré-candidato, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles (PSD). No mesmo programa, disse que Meirelles erra ao não apresentar uma agenda pós-reforma da Previdência.
Nesta semana, Maia, foi contundente ao encerrar a discussão sobre a revisão da “regra de ouro”, que proíbe endividamento maior que os investimentos. Enquanto Meirelles era claudicante sobre o assunto, Maia foi mais contundente, numa declaração sob medida para reforçar sua imagem de responsabilidade fiscal: “não haverá debate da regra de ouro na Câmara.”
Outro objetivo da visita ao Espírito Santo será sondar o governador do estado, Paulo Hartung (MDB). Existe a possibilidade de Hartung sair do atual partido e o Democratas – a outra opção é o PSDB.
As possibilidades ainda são abertas. Hartung pode manter-se no PMDB, mas apoiar que o candidato governista seja Maia em detrimento de Meirelles; pode ir para o DEM, concorrer à reeleição (governador de 2003 a 2010, ele foi eleito novamente em 2014) e dar palanque no estado ao candidato da sigla; ou pode até ser ele mesmo o candidato à presidência, segundo especula-se no estado. Assunto não há de faltar em Vitória.