David Miranda entra na lista da TIME de 10 líderes da nova geração
O deputado federal brasileiro é descrito pela revista americana como "o político negro e gay que está enfrentando o governo de extrema-direita do Brasil"
Clara Cerioni
Publicado em 16 de maio de 2019 às 15h11.
São Paulo — A revista americana TIME escolheu o deputado federal David Miranda ( PSOL-RJ ) como um dos 10 líderes mais influentes da nova geração.
A lista, divulgada nesta quinta-feira (16), conta também com a sueca Greta Thunberg, ativista contra as mudanças climáticas, além da cantora catelã Rosalía, o ativista americano pelo movimento de vacinas Ethan Lindenberger, entre outros jovens [veja todos os nomes abaixo].
A publicação descreve Miranda, que assumiu o cargo de deputado após Jean Wyllys deixar o Brasil por conta de ameaças de morte, como "o político negro e gay que está enfrentando o governo de extrema-direita do Brasil".
"Em 2016, ele foi eleito para o governo da cidade do Rio de Janeiro. Ele e sua colega Marielle Franco, integrante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) — uma mãe solteira, negra e homossexual — se tornaram os primeiros vereadores LGBTQ da história da cidade", escreveu a Time.
Eleito vereador pelo Rio de Janeiro em 2016, o carioca de 33 anos se descreve no Twitter como “Preto, Favelado e Primeiro vereador LGBT do RJ, midialivrista e pela causa animal.” Ele cresceu na favela do Jacarezinho, não conheceu seu pai e sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos.
Nas eleições do ano passado, Miranda se tornou o primeiro suplente da coligação “Mudar é possível”, composta por PSOL e PCB. Ele recebeu 17.356 votos.
Ele é casado há 13 anos com Glenn Greenwald, o jornalista americano que revelou em 2012, com Edward Snowden, o alcance das ferramentas de vigilância global dos Estados Unidos.
Veja a lista e a descrição da TIME dos lideres da nova geração
- Tessa Thompson, atriz americana: "A super-heroína que Hollywood estava esperando"
- Tune Wey, chefe de cozinha nigeriano: "Este chefe está usando a comida como ferramenta para denunciar as injustiças"
- Ramla Ali, boxeadora somali: "Ela fugiu a devastadora guerra civil da Somália e agora quer ser a primeira boxeadora olímpica de seu país"
- Greta Thuberg, ativista ambiental sueca: "Como esta ativista do clima conseguiu fazer com que todos a ouvissem"
- Ethan Lindenberger, ativista americano pelas vacinas: "Este adolescente se vacinou contra a vontade de sua mãe e agora ajuda outros a fazer o mesmo"
- Kim Geguri Se-Yeon, gamer da Coreia do Sul: "Conheça a jogadora de games feminina que está transformando o mundo dos e-sports do domínio masculino"
- Diana El Wedidi, cantora egípcia: "Como esta artista do Egito se baseia em sua história para inspirar mudanças para o futuro"
- David Miranda, político brasileiro: "Como este político negro e gay que está enfrentando o governo de extrema-direita do Brasil"
- Rosalía, cantora catalã: "Como esta cantora de flamenco inspira a música latina para se tornar um fenômeno do pop"
- Carryminati (Ajey Nagar), youtuber indiano: "Como uma estrela viral no YouTube está abraçando suas origens indianas"