Brasil

Datafolha: governo Lula é aprovado por 36% e desaprovado por 31%

Pesquisa mostra que 31% dos entrevistados avaliam a gestão do petista como "regular"

Lula: governo atual enfrenta muitos desafios em diversos setores (Ricardo Stuckert / PR/ Flickr/Divulgação)

Lula: governo atual enfrenta muitos desafios em diversos setores (Ricardo Stuckert / PR/ Flickr/Divulgação)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 18 de junho de 2024 às 17h39.

A nova pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado "bom" ou "ruim" por 36% dos brasileiros.

Na comparação com o levantamento anterior, realizado em março, houve uma leve melhora na avaliação do presidente, quando 35% aprovaram a gestão federal. Os que reprovam o governo passaram de 33% para 31% no período. Outros 31% classificam a administração petista como "regular".

Mesmo dentro da margem de erro, essas variações indicam uma tendência positiva para o governo, depois de uma queda na avaliação pública observada nos primeiros meses do ano. A diferença entre os que aprovam e os que desaprovam o governo era de oito pontos percentuais em dezembro, diminuiu para dois pontos na última pesquisa e agora se ampliou para cinco pontos.

De acordo com o Datafolha, o governo Lula 3 tem maior aprovação entre os mais pobres (42% consideram o Executivo "bom" ou "ótimo"), os moradores do Nordeste (48%) e aqueles com educação até o ensino fundamental (53%).

No entanto, as maiores taxas de "ruim" e "péssimo" são registradas entre os homens (35%), pessoas entre 25 e 34 anos (38%), evangélicos (44%), os mais ricos (45% entre os que ganham mais de cinco salários mínimos) e aqueles com ensino superior (38%).

A pesquisa também mostra que 48% dos jovens de até 24 anos avaliam o desempenho do presidente como "regular", enquanto 25% o aprovam e 24% o consideram "ruim" ou "péssimo".

Popularidade de Lula

Esta é a primeira pesquisa de opinião pública que indica uma interrupção na queda gradual da popularidade do governo Lula nos últimos meses.

De acordo com Datafolha, em março de 2023, o chefe do Executivo tinha uma aprovação de 38% e uma reprovação de 29%. No início de maio, a Quaest indicava uma variação negativa pela quarta vez consecutiva, mostrando um empate entre aprovação e desaprovação do governo.

O Datafolha entrevistou presencialmente 2.008 eleitores de 16 anos ou mais em 113 municípios brasileiros, entre os dias 4 e 13 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Acompanhe tudo sobre:DatafolhaLuiz Inácio Lula da SilvaGoverno Lula

Mais de Brasil

Ministro diz que enviou a Haddad pedido de movimentos sociais para ajuste em pacote fiscal

Prisão de Braga Netto não foi uma surpresa para ninguém, diz Múcio

YouTube remove vídeos com informações falsas sobre saúde de Lula após AGU questionar publicações

O que muda com a regulamentação da reforma tributária que será votada na Câmara? Entenda