Policiais da Força Tática da PM durante tumulto, mais cedo, na Zona Leste (Reuters)
Da Redação
Publicado em 31 de julho de 2015 às 15h09.
Última atualização em 3 de agosto de 2017 às 15h33.
São Paulo – Levantamento do Datafolha divulgado hoje revela que 62% dos moradores de cidades com mais de 100 mil habitantes têm medo da violência e agressão por parte da Polícia Militar. Cerca de 25% dos que responderam sim a essa pergunta admitem ter “muito medo”.
Em 2012, o índice em uma pesquisa semelhante foi de 48% — o critério à época eram cidades com 15 mil habitantes ou mais.
Entre os que mais temem a violência policial, a maior parte dos entrevistados são moradores da região Nordeste, são jovens pobres e que se declaram como pretos.
A pesquisa foi encomenda ao instituto pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Foram entrevistadas 1.307 pessoas em 84 municípios em todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontos.
Outro estudo divulgado esta semana pelo Ibope Inteligência mostra que os brasileiros encaram a polícia com certa desconfiança.
Na lista das instituições mais confiáveis do país, a corporação ficou com a oitava posição e marcou apenas 50 pontos em uma escala de 0 a 100 no índice de confiabilidade. A confiança é menor na faixa de idade de 30 a 39 anos, seguida de jovens de 16 a 24.
E os criminosos?
Confirmando a sensação de insegurança, 91% dos entrevistados têm medo de ser vítima da violência orquestrada por criminosos.
O medo de morrer assassinado é outro aspecto da pesquisa que teve um aumento elevado: subiu de 65% em 2012 para 81% este ano. Entre os que deram essa resposta, 87% vivem no Nordeste.
A PM é vista por 76% deles como principal responsável pela segurança pública no Brasil. Ainda assim, cerca de 67% discordam que policias devem ser mais agressivos em suas abordagens a suspeitos.