Exame Logo

Datafolha: 3 em cada 4 eleitores da cidade de SP são contra volta às aulas

Pesquisa feita pelo instituto Datafolha mostra que 75% dos eleitores da capital não acreditam que as aulas devam voltar nos próximos dois meses

Censo da Educação: o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, irá testar todos os alunos e professores da rede pública antes de autorizar a retomada das atividades escolares (Divulgação/Divulgação)
CI

Carolina Ingizza

Publicado em 27 de setembro de 2020 às 14h50.

A retomada das aulas tem gerado discussões nas últimas semanas no Brasil. Pelo menos na capital paulista, os eleitores não são favoráveis ao retorno das atividades escolares. Segundo pesquisa do Datafolha , 75% dos eleitores da cidade de São Paulo acreditam que as escolas devam seguir fechadas pelos próximos dois meses. Para 24%, elas deveriam ser reabertas e 1% não opinou.

A pesquisa foi feita nos dias 21 e 22 de setembro. O instituto entrevistou 1.092 eleitores com 16 anos ou mais na cidade de São Paulo. A margem de erro é de três a seis pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja também

As opiniões variam conforme a faixa de renda dos entrevistados. Entre os eleitores de famílias que ganham até dois salários mínimos, 77% acreditam que as escolas devam seguir fechadas. Já entre os eleitores de famílias que recebem mais de dez salários mínimos por mês, o índice é de 56%.

Apesar de o governador João Doria ter definido um cronograma de reabertura a partir de outubro no estado de São Paulo, o prefeito da capital, Bruno Covas , adiou a decisão para novembro— mês da eleição municipal.

Antes de decidir sobre a volta às aulas, Covas disse que irá realizar testes de covid-19 em todos os professores e alunos da rede municipal da capital. O "Censo da Educação" será feito com testes sorológicos, que identificam a presença de anticorpos para a doença. O objetivo é verificar quantos indivíduos da rede estão imunes à doença para poder decidir qual é a melhor forma de retomar as atividades. Ao todo, serão realizados 777.000 testes.

Acompanhe tudo sobre:Bruno CovasDatafolhaEscolasJoão Doria JúniorPandemiasao-paulo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame