Brasil

Curitiba e Natal registram pequenos protestos contra a Copa

Em Curitiba, onde aconteceu o empate em 0 a 0 entre Nigéria e Irã, 14 manifestantes foram detidos

Manifestantes anti-FIFA fazem ato em Curitiba, em 16 de junho de 2014 (Orlando Kissner/AFP)

Manifestantes anti-FIFA fazem ato em Curitiba, em 16 de junho de 2014 (Orlando Kissner/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2014 às 23h46.

São Paulo - Um tumulto em Natal, que terminou com uma confusão entre policiais e manifestantes, e um protesto contra a discriminação sexual e os altos custos da Copa do Mundo em Curitiba, marcaram esta segunda-feira em mais um dia de Mundial no Brasil.

Em Natal, durante a partida do Grupo G em que os Estados Unidos derrotaram Gana por 2 a 1, duas pessoas foram presas por distúrbios durante uma manifestação próxima da Arena das Dunas, convocada pelos sindicatos do funcionalismo público da cidade.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do estado do Rio Grande do Norte, general Eliéser Girao Monteiro Filho, informou que as duas pessoas acabaram presas por tentativa de interromper o trânsito em uma das vias próximas ao estádio.

Um jornalista também foi detido e depois liberado por supostamente agredir um policial com um microfone, quando tentava entrevistar um dos organizadores da manifestação, da qual participaram cerca 300 pessoas.

Já em Curitiba, onde aconteceu o empate em 0 a 0 entre Nigéria e Irã, 14 manifestantes foram detidos segundo o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

Os manifestantes foram presos depois que a polícia impediu sua aproximação da Arena da Baixada e eles decidiram então quebrar vidros de lojas e bancos próximos.

O ato em Curitiba foi convocado através das redes sociais na internet pelo movimento Não Vai Ter Copa.

Os dois protestos tem razões e objetivos diferentes, como as reivindicações trabalhistas dos funcionários públicos de Natal e o combate à discriminação sexual em Curitiba, mas também foram motivados pelos altos custos da Copa.

Acompanhe tudo sobre:Protestoscidades-brasileirasEsportesFutebolProtestos no BrasilCuritibaNatalCopa do Mundo

Mais de Brasil

Em meio à disputa na Justiça, CNH sem autoescola já vale em 16 estados

Litoral Norte de SP terá alerta máximo para temporais na próxima semana

Bolsonaro não passará por novo procedimento nesta sexta, diz boletim médico

Onda de calor: Brasil registra altas temperaturas nos próximos dias