Exame Logo

Cunha é mais gentil com Dilma do que eu, diz Chinaglia

Arlindo Chinaglia afirmou que o candidato vencedor na eleição para presidência da Câmara, Eduardo Cunha, "sempre foi" mais "gentil" no contato com a presidente

Arlindo Chinaglia: petista disse também não estar ressentido por ter perdido a eleição (Arquivo/Agência Brasil)
DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2015 às 12h43.

O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), derrotado na eleição para presidente da Câmara dos Deputados , afirmou, após a divulgação do resultado da votação, que o candidato vencedor, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), "sempre foi" mais "gentil" no contato com a presidente da República, Dilma Rousseff .

Chinaglia deu a declaração após ser instado a dizer o que achava de o novo presidente da Câmara ser um "inimigo" da presidente da República. "Eu acho que ele sempre foi muito mais, no contato com ela, como eu diria... Muito mais... Qual é o termo? 'Gentil' com ela do que eu", afirmou.

O petista disse também não estar ressentido por ter perdido a eleição. Mas deixou claro que não gostou do comportamento do adversário ao longo da campanha. "Veja, durante o processo eleitoral, na minha opinião, o Eduardo rompeu uns cercadinhos", disse.

"Respeitamos a decisão da maioria, então faz parte do processo democrático", disse sobre o resultado da votação. "Na medida em que a maioria decidiu, não tenho o que questionar."

Traição. Arlindo Chinaglia também foi questionado sobre o fato de sua votação ter sido menor que o número de deputados que compuseram o bloco de partidos que o apoiou. "Uma parte deles [dos aliados] não votou em mim", disse. "O que você quer que eu diga? Com a experiência que eu tenho, eu não posso ter o direito de me surpreender."

São Paulo - Na noite deste domingo, Eduardo Cunha ( PMDB ) foi eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados . Cunha derrotou o candidato do governo Arlindo Chinaglia (PT), além de Júlio Delgado (PSB) e Chico Alencar (PSOL). A vitória de Eduardo Cunha é vista como uma derrota para o governo, que fez forte campanha por Chinaglia. Além disso, a vitória põe fim ao acordo entre PT e PMDB que determinava o revezamento dos dois partidos no comando da Casa. Embora Cunha seja do PMDB, partido que faz parte da base de apoio do governo, ele foi o líder do bloco de deputados que no, ano passado, impôs duras derrotas a Dilma em votações na Casa. Com sua eleição, a expectativa é que a presidente Dilma Rousseff enfrente dificuldades nas negociações com a Câmara, já que em seu discurso de vitória, Cunha fez questão de deixar claro que seu mandato será marcado pela independência da Casa. Veja nos slides 10 frases de Eduardo Cunha que mostram o tamanho do desafio que Dilma terá com a Câmara daqui para a frente.
  • 2 /11(EXAME.com)

  • Veja também

  • 3 /11(EXAME.com)

  • 4 /11(EXAME.com)

  • 5 /11(EXAME.com)

  • 6 /11(EXAME.com)

  • 7 /11(EXAME.com)

  • 8 /11(EXAME.com)

  • 9 /11(EXAME.com)

  • 10 /11(EXAME.com)

  • 11 /11(EXAME.com)

  • Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosDilma RousseffPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame