Brasil

Cresce grupo que mora com os pais até os 34; veja números

“Geração canguru” é majoritariamente masculina, estuda mais e está no Sudeste

Matemática (Thinkstock)

Matemática (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2015 às 05h00.

Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 12h09.

São Paulo -- A relação entre pais e filhos está mais próxima, ao menos quando o assunto é morar sob o mesmo teto. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais, estudo do IBGE divulgado essa semana, o grupo de 25 a 34 anos que ainda moram com os pais cresceu nos últimos 10 anos.

Em 2004, cerca de 21% do grupo desta faixa etária viviam com os pais. No ano passado, referência do estudo, a chamada “geração canguru” compunha 24,3% de todo o grupo de idade.

Boa parte do grupo é homem, com 59% daqueles que não saíram de casa. O prolongamento da vida em família acontece especialmente no Sudeste, onde estão 47% dos “cangurus”.

O grupo que saiu de casa é composto majoritariamente por mulheres (54,9%) e 41,9% estavam casados.

Ficar em casa não se traduziu em desemprego, no entanto. De acordo com o IBGE, 76,2% dos componentes da “geração canguru” trabalha. Entre o grupo que saiu de casa, o número sobre pouco, para 77,7%.

Na verdade, o principal destaque daqueles que preferiram a permanência com os país foi a qualificação profissional dos indivíduos, que marcaram níveis mais altos de estudo que os que deixaram os pais na faixa de idade.

Cerca de 35% dos “cangurus” têm ao menos Ensino Superior incompleto no currículo. Em comparação, os que saíram de casa marcam apenas 20,3% desse nível de qualificação.

Em média, a geração canguru estuda 10,7 anos e 13,6% ainda está matriculada em instituições de ensino. Para os que saíram de casa, a média cai para 9,7 anos e 7,5% estudando.

Acompanhe tudo sobre:EmpregosEnsino superiorEstatísticasFaculdades e universidadesIBGEJovens

Mais de Brasil

Lula se reúne com ministros nesta sexta para discutir sobre Meta e regulamentação das redes

Ubatuba: pista sem extensão adequada para avião foi 'selecionada pelo piloto', diz aeroporto

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial