Correa virá ao Brasil para reuniões com os BRICS
Presidente do Equador também conhecerá vários programas sociais brasileiros
Da Redação
Publicado em 11 de julho de 2014 às 23h03.
Quito - O presidente do Equador , Rafael Correa , viajará na próxima semana ao Brasil, onde participará de reuniões do bloco de países BRICS e do quarteto da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e também conhecerá vários programas sociais brasileiros.
Em entrevista a meios de comunicação da província equatoriana de Cañar, Correa detalhou que assistirá a uma reunião com os BRICS, bloco que toma o nome da inicial dos países emergentes que o formam: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Outra de suas atividades será um encontro do Quarteto da Celac, formado por Costa Rica (que ocupa a presidência rotativa), Cuba (que a ocupou em 2013), Equador (que a assumirá em 2015) e Antígua e Barbuda, que ostenta a presidência da Comunidade do Caribe (Caricom), com o presidente da China, Xi Jinping.
O governante, que permanecerá entre terça-feira e quinta-feira no Brasil, visitará um parque tecnológico na Universidade de São Paulo para conhecer experiências úteis para a Cidade do Conhecimento Yachay, que está sendo construída no Equador.
Correa também ministrará uma conferência magistral e conhecerá programas sociais que se desenvolvem no Brasil.
O presidente equatoriano classificou o Brasil como um modelo social "muito bem-sucedido", ressaltando que embora no Equador também existam planos sociais com bom desempenho, "a diferença é que nós somos 15 milhões de habitantes e no Brasil são 200 milhões".
"É muito mais complicado conduzir um país como o Brasil", afirmou Correa, detalhando que conhecerá projetos dedicados a combater a pobreza e a desnutrição, assim como uma "base de dados única para todos os programas sociais".