Brasil

Conmebol doará 20 mil doses da Coronavac ao Brasil

O anuncio acontece em meio à realização da Copa América no Brasil -- a final do torneio entre as seleções de Brasil e Argentina está marcada para domingo, no estádio do Maracanã

De acordo com a Conmebol, a doação das doses da vacina será concretizada nos próximos dias (Amanda Perobelli/Reuters)

De acordo com a Conmebol, a doação das doses da vacina será concretizada nos próximos dias (Amanda Perobelli/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 7 de julho de 2021 às 10h19.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) doará ao Brasil 20 mil doses da Coronavac, vacina contra covid-19 do laboratório chinês Sinovac, informou a entidade esportiva.

O anuncio acontece em meio à realização da Copa América no Brasil -- a final do torneio entre as seleções de Brasil e Argentina está marcada para domingo, no estádio do Maracanã. A realização da competição esteve ameaçada, depois que Argentina e Colômbia, que sediariam o evento em conjunto, desistiram de realiza-lo. A Colômbia argumentou as fortes tensões sociais que vivia, enquanto a Argentina disse que não poderia receber o torneio por causa da situação da pandemia de Covid-19 no país.

Diante do impasse, o governo do presidente Jair Bolsonaro e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) colocaram o Brasil à disposição para receber a Copa América, apesar de o país ter o quadro mais grave da Covid-19 na América do Sul e o segundo maior número de mortos pela doença no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com a Conmebol, a doação das doses da vacina será concretizada nos próximos dias.

"Com este gesto de solidariedade com o povo brasileiro, a Conmebol busca fazer um reconhecimento ao país que alberga a Copa América 2021", disse a entidade em nota.

A Conmebol recebeu em abril deste ano uma doação de 50 mil doses do imunizante chinês e em maio começou uma campanha de vacinação de jogadores, técnicos, árbitros e assistentes.

Das 20 mil doses que serão doadas, a Conmebol estima que 5 mil serão destinadas ao âmbito do futebol e o restante irá para o governo brasileiro.

  • Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no Mundo? Assine a EXAME e fique por dentro.
Acompanhe tudo sobre:Coronavírusvacina contra coronavírusSinovac/CoronavacConmebol

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos