Brasil

Conab estima expansão de 10,5% na safra de grãos

A produção nacional de grãos da safra 2012/13 deve alcançar 183,5 milhões de toneladas


	Soja: a soja continua sendo o destaque entre os grãos, com um crescimento previsto de 23,6% 
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Soja: a soja continua sendo o destaque entre os grãos, com um crescimento previsto de 23,6%  (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2013 às 10h59.

Brasília - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção nacional de grãos da safra 2012/13 deve alcançar 183,5 milhões de toneladas. A projeção faz parte do sexto levantamento da safra atual. O volume representa um aumento de 10,5% sobre os 166,1 milhões de toneladas do ciclo anterior.

A Conab também informou que, em relação ao último levantamento, houve redução de 0,8% na estimativa por causa das condições climáticas adversas no período da pesquisa, como o excesso de chuva na Região Centro-Oeste e a estiagem no Sul do país.

A soja continua sendo o destaque entre os grãos, com um crescimento previsto de 23,6% sobre os 66,3 milhões de toneladas da última safra e uma produção estimada em 82 milhões de toneladas.

O milho segunda safra também apresenta bom desempenho, com aumento de 5,5%. Devem ser produzidos 41,2 milhões de toneladas, ante as 39,1 milhões de toneladas da safra passada.

De acordo com a Conab, o número supera a produção do milho primeira safra, estimada em 34,7 milhões de toneladas. A estatal destaca ainda o arroz, que deve obter crescimento de 3,9%, ao passar de 11,6 milhões para 12 milhões de toneladas.

Sobre a área total de plantio de grãos, o governo anunciou um crescimento estimado de 4,1% em comparação com a safra passada (50,8 milhões de hectares) e chegou a 52,9 milhões hectares.

As culturas de soja e milho obtiveram também os melhores desempenhos em área plantada, informou a Conab. No caso da soja, o aumento deve chegar a 10,4%, passando de 25 milhões para 27,6 milhões de hectares. Já o milho segunda safra ampliou a área em 8,6%, passando de 7,6 milhões para 8,3 milhões de hectares.

Foram ouvidos, no período de 18 a 22 de fevereiro, representantes de órgãos públicos e privados das áreas de grande produção e atualizadas as informações de área, produção e comportamento climático nos estados do Centro-Sul, assim como do oeste da Bahia e do sul do Piauí e Maranhão, além dos estados de Rondônia e do Tocantins.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaCommoditiesConabEmpresas estataisGrãosMinistério da Agricultura e PecuáriaSojaTrigo

Mais de Brasil

Desde o início do ano, 16 pessoas foram baleadas ao entrarem por engano em favelas do RJ

Justiça suspende revisão que permitiria construção de condomínios nos Jardins

Dino convoca para fevereiro audiência com nova cúpula do Congresso para discutir emendas

Em decisão sobre emendas, Dino cita malas de dinheiro apreendidas em aviões e jogadas por janelas