Exame Logo

Comprovante de vacina: saiba como acessar após apagão do Conecte SUS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que os dados não serão perdidos e que atua para restabelecer o sistema

ConecteSUS (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de dezembro de 2021 às 18h10.

Última atualização em 10 de dezembro de 2021 às 18h10.

O ataque hacker sofrido pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 10, impediu o acesso ao comprovante de vacinação contra a covid-19 na plataforma Conecte SUS. Esse certificado vem sendo cobrado por algumas instituições públicas e em viagens internacionais. Entretanto, ainda é possível apresentar o comprovante impresso (entregue no posto de saúde) ou documento obtido por meio das plataformas ligadas aos governos estaduais e municipais.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que os dados não serão perdidos e que atua para restabelecer o sistema.

Veja também

Poupatempo apresenta certificado em SP

Quem precisa acessar o comprovante de vacinação rapidamente pode buscar os serviços locais. No Estado de São Paulo, uma alternativa é buscar o serviço do Poupatempo Digital. Para acessar, é preciso baixar o aplicativo do Poupatempo Digital no celular e entrar com login e senha (quem não tem cadastro pode fazer no próprio aplicativo).

Depois, é só clicar em Serviços e, em seguida, Vacinação Covid-19. Então, o usuário deve buscar a opção Carteira de Vacinação e Certificado de Vacinação (PDF). Segundo o governo de São Paulo, é possível salvar o certificado no seu celular para acessar rapidamente depois, ou enviar por e-mail ou WhatsApp. O app também fornece a versão do certificado em inglês.

E-saúde emite comprovante na capital paulista

Para quem se vacinou na cidade de São Paulo, outra possibilidade é acessar o aplicativo e-saúdeSP. Quem não tem cadastro pode fazer no próprio aplicativo, informando o CPF e a data de nascimento. Depois, é só clicar no ícone "Passaporte da vacina". O aplicativo vai apresentar uma tela que indica o número de doses que o cidadão tomou, a marca do imunizante e as datas. Também apresenta um QR Code para o certificado de vacinação.

Veja abaixo lista dos serviços de emissão em alguns Estados ou prefeituras:

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME .

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiaSUSvacina contra coronavírus

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame