Brasil

Compra da Webjet pela Gol tem que passar pela Anac e pelo Cade

Anac é responsável por avaliar viabilidade operacional e de mercado da aquisição; Cade analisa questões de concorrência e concentração de mercado

Segundo a Anac, se a compra for confirmada, tempo para aprovação deve ser superior a oito meses (RAUL JUNIOR/EXAME)

Segundo a Anac, se a compra for confirmada, tempo para aprovação deve ser superior a oito meses (RAUL JUNIOR/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2011 às 19h23.

São Paulo* – A conclusão da compra da Webjet pela Gol precisa de mais do que apenas o acordo entre os executivos anunciado nesta sexta-feira (8). A operação tem que passar pela avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Segundo a Anac, as decisões são independentes. Portanto, havendo veto de um dos órgãos, o acordo entre as empresas teria que ser revisado. No caso da fusão entre a chilena LAN e a TAM , por exemplo, o órgão regulador da aviação deu parecer aprovando a operação. Entretanto, o Cade ainda não se pronunciou.

Anac é responsável por avaliar a viabilidade operacional e de mercado, no que diz respeito ao uso dos slots de cada companhia, caso a aquisição aconteça. Se for solicitado, o órgão também pode abastecer o Cade com informações técnicas sobre a compra.

O Cade, por sua vez, avalia questões de concorrência após a operação, e se o consumidor será prejudicado pelo aumento da concentração de mercado. Se gol e Webjet fecharem negócio, 85% do setor aéreo ficará nas mãos das duas empresas. 

Uma operação precisa ser julgada pelo Cade se a empresa resultante da fusão ou incorporação atingir uma participação efetiva de mercado superior a 20%, e se uma das companhias envolvidas tiver registrado um faturamento anual bruto superior a 400 milhões de reais. 

Quanto ao tempo necessário para a análise, a Anac diz que só pode se pronunciar quando for procurada por Gol e Webjet. Mas por meio de sua assessoria de imprensa, o órgão informou que, pelo tamanho das empresas, o prazo tende a ser maior do que o transcorrido desde o anúncio de compra da Pantanal pela TAM até a aprovação da operação (neste caso, cerca de oito meses).

* Notícia atualizada após o anúncio oficial da compra da Webjet pela Gol

Acompanhe tudo sobre:AnacAviaçãoAviõesCadecompanhias-aereasEmpresasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasServiçosSetor de transporteWebjet

Mais de Brasil

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo

Quem foi Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo

Sobe para 41 número de mortos em acidente em Minas Gerais