Como assistir ao julgamento do habeas corpus de Lula no STJ
Sessão está prevista para começar às 13h; Lula precisa de três votos para vetar prisão após condenação em segunda instância
Talita Abrantes
Publicado em 6 de março de 2018 às 06h30.
Última atualização em 6 de março de 2018 às 13h08.
São Paulo - A Quinta Turma do Supremo Tribunal de Justiça ( STJ ) julga nesta terça-feira (6) um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão no caso do triplex do Guarujá (SP) por corrupção e lavagem de dinheiro.
Com a ação, a defesa de Lula tenta impedir que o ex-presidente seja preso antes do trânsito em julgado — quando todos os recursos em todas as instâncias se esgotam. No julgamento desta terça, a Quinta Turma do STJ irá analisar o mérito do pedido da defesa do ex-presidente, que contesta essa possibilidade.
Segundo os advogados do ex-presidente, não bastariam o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), firmado em outubro de 2016, nem a súmula 122 do TRF-4, que prevê o cumprimento de pena após sentença condenatória de segunda instância.
Para conseguir vetar através do STJ a execução provisória da pena após esgotados os recursos no TRF-4, Lula precisa de três votos favoráveis ao habeas corpus.
Se o pedido for negado, ele pode tentar reverter o resultado no STF. Já há um habeas corpus do ex-presidente que espera para ser analisado no mérito pela Corte Suprema. Cabe à presidente do STF, Cármen Lúcia, pautar a ação.
Assim como o habeas corpus no STJ, o pedido liminar para evitar a prisão após condenação pela segunda instância já foi negado no Supremo, pelo ministro Edson Fachin.
Caso os ministros do STJ neguem o pedido de Lula, a defesa do ex-presidente também pode entrar com um recurso no STF contra a decisão do STJ, o chamado recurso em habeas corpus.
Como assistir ao julgamento
A sessão está prevista para começar por volta das 13h e será transmitida pelo canal do YouTube do STJ. EXAME também acompanhará ao vivo o julgamento do habeas corpus de Lula.