Brasil

Collor recomenda a Dilma diálogo com o Congresso

Senador atribuiu seu impeachment à falta de articulação com Senado e da Câmara dos Deputados à época

Acatar a mudança defendida pelos ex-presidentes é a forma encontrada para resolver o tema, debatido com frequência no Senado desde o início do ano (Wilson Dias/ABr)

Acatar a mudança defendida pelos ex-presidentes é a forma encontrada para resolver o tema, debatido com frequência no Senado desde o início do ano (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2012 às 14h25.

São Paulo - Afastado da Presidência depois de um processo de impeachment, o ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB-AL) mandou ontem um recado para a presidente Dilma Rousseff. Atribuindo sua queda a problemas de articulação política, o senador recomendou ao Planalto diálogo com o Congresso.

"O diálogo precisa ser reaberto. Esses canais de entendimento do Planalto com esta Casa e com a outra precisam estar inteiramente desobstruídos. É fundamental que o Planalto ouça esta Casa e ouça a Casa ao lado", disse Collor.

"E digo isso com a experiência de quem, exercendo a Presidência da República, desconheceu a importância fundamental do Senado e da Câmara dos Deputados para o processo democrático e de governabilidade. O resultado desse afastamento meu, então Presidente da República, do Legislativo brasileiro redundou no meu impeachment, no meu afastamento", completou o senador.

Collor disse esperar que a saída do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e do deputado Candido Vaccarezza (PT-SP) das lideranças do governo no Senado e na Câmara não desestabilize a base de apoio de Dilma no Congresso. "Não vejo com tanta tranquilidade, como alguns estão vendo, essa transição e essa mudança de lideranças. Não enxergo assim. Gostaria de estar errado, mas é um momento extremamente delicado. Muito delicado, muito. A base do governo está sentindo um gosto de certo azedume", afirmou, em plenário.

Acompanhe tudo sobre:Políticos brasileirosPolítica no BrasilGoverno DilmaFernando Collor de MelloCongressoOposição política

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas