Brasil

COI terá reunião decisiva para definir próximos meses

Os comitês organizadores das Olimpíadas darão satisfações sobre o andamento dos preparativos, algo crucial principalmente para os britânicos, a quatro meses dos Jogos

O processo de escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2020 também pode ser objeto de debate durante a reunião do COI, que se prolongará até quarta-feira (Getty Images / Scott Olson)

O processo de escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2020 também pode ser objeto de debate durante a reunião do COI, que se prolongará até quarta-feira (Getty Images / Scott Olson)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2012 às 10h26.

Madri - A Comissão Executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) reúne-se nesta terça-feira na cidade suíça de Lausanne para definir sua agenda sobre os compromissos dos próximos meses, entre eles os Jogos de Londres 2012 e a renovação de cargos no Movimento Olímpico, que culminará em setembro de 2013 com a troca de presidente.

Os comitês organizadores de Londres 2012, Sochi 2014, Rio de Janeiro 2016 e PyeongChang 2018 participarão do encontro para dar satisfações sobre o andamento dos preparativos, algo crucial principalmente para os britânicos, a quatro meses da Olimpíada.

O relatório do grupo londrino tem ainda mais importância após o Comitê de Contas Públicas da Câmara dos Comuns (casa baixa do Parlamento do Reino Unido) revelar, na semana passada, que a fatura dos Jogos disparou a 11 bilhões de libras (cerca de R$ 31 bilhões), 20% a mais que o previsto.

O processo de escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2020, disputado pelas cidades de Madri, Istambul, Baku, Doha e Tóquio, também pode ser objeto de debate durante a reunião do COI, que se prolongará até quarta-feira.

A pauta do encontro inclui ainda a apresentação de relatórios por parte das diversas comissões de trabalho do COI - médica, marketing, jurídica, entre outras -, que acabam de ser renovadas, embora sem mudanças significativas.

A reunião desta semana da Comissão Executiva liderada pelo presidente do COI, o belga Jacques Rogge, será uma das últimas com sua atual composição, que sofrerá uma renovação considerável às vésperas dos Jogos de Londres.

Haverá pelo menos duas vagas na vice-presidência da entidade (composta por quatro), com a saída do italiano Mario Pescante - que renunciou ao cargo no mês passado após a retirada da candidatura de Roma dos Jogos Olímpicos de 2020, e do chinês Zaiqing Yu.

As votações para renovar as vagas da Executiva serão realizadas na sessão plenária prévia aos Jogos de Londres, mas os candidatos a preencher as vagas são muitos e já começaram a se movimentar. 

Acompanhe tudo sobre:COIEsportesOlimpíadasSetor de esportes

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU