Brasil

Cobertura do Samu é ampliada em SP e bases passam de 58 para 75

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, serviço será descentralizado para ampliar atuação na capital; Samu conta com 122 ambulâncias

Samu: Serviço recebe cerca de 5 mil ligações por dia (Secretaria de Saúde Municipal/Divulgação)

Samu: Serviço recebe cerca de 5 mil ligações por dia (Secretaria de Saúde Municipal/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de fevereiro de 2019 às 12h24.

São Paulo - A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo anunciou um plano para descentralizar as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ampliar a cobertura do serviço na cidade a partir do próximo dia 25. Segundo a pasta, os profissionais que atuam em 58 bases de serviço serão realocados e passarão a trabalhar em 75 pontos da cidade.

"As mudanças foram planejadas para aprimorar o aproveitamento dos recursos humanos e materiais do Samu com foco no aumento da disponibilidade e numa cobertura mais efetiva dos territórios. Aproximar as equipes de prontidão dos locais de atendimento é uma forma efetiva de reduzir o tempo de resposta aos chamados", informa a secretaria.

A proposta faz parte de um processo que teve início em 2017 e as novas bases serão integradas a equipamentos de saúde. Bases localizadas em acessos a vias de grande circulação, como o posto da Marginal do Pinheiros e da Avenida 23 de Maio, serão mantidas, assim como os pontos integrados ao Corpo de Bombeiros.

"Essa ampliação do número de pontos de apoio permitirá a incorporação das equipes que ficavam em 31 bases modulares isoladas, que desta forma deixam de existir", explica a secretaria.

Atualmente, o serviço conta com 122 ambulâncias e quase 1.700 profissionais. Por dia, o Samu atende mais de 5 mil ligações, mas algumas são trotes. Em média, são realizados 600 encaminhamentos diários de viaturas para o atendimento de ocorrências.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeMinistério da Saúde

Mais de Brasil

Brasil deve contratar R$ 180 bi de investimentos em rodovias em 2026

Quantas igrejas católicas existem no Brasil?

Fux suspende bloqueio de contas ativas de beneficiários do Bolsa Família em bets

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para levar julgamento ao plenário