Cidade do Rio tem 20 mil pessoas isoladas, diz deputado

São José do Vale do Rio Preto está sem telefone, água e luz; não há informações sobre o número de mortos

Cerca de 20 mil moradores da cidade de São José do Vale do Rio Preto, no Rio de Janeiro, estão isolados. A afirmação é do deputado estadual Nilton Salomão (PT), que tenta chegar ao município, localizado a 40 quilômetros de Teresópolis e mais de 72 km de Petrópolis. "As águas que desceram por Teresópolis chegaram a cidade com uma força brutal e arrebentaram tudo. Tive informações de que a delegacia foi totalmente destruída e nenhum telefone funciona desde ontem", disse Salomão.

Segundo o deputado, ninguém fez uma estimativa do número de vítimas fatais na cidade. As imagens de uma mulher resgatada por uma corda, puxada por vizinhos, foram divulgadas hoje pela imprensa. O salvamento ocorreu no centro de São José do Vale do Rio Preto.

O prefeito da cidade, Adilson Faraco Brügger de Oliveira, chegou a se refugiar na prefeitura da vizinha Sapucaia. "Ele conseguiu chegar até aqui por uma estrada de terra. Ele retornou ontem mesmo e perdemos o contato com ele, porque nenhum celular funciona por lá. A cidade está sem luz e água. A situação é preocupante. Ninguém sabe o número de mortos", disse o secretário de Comunicação Social de Sapucaia, Sérgio Campante.

No município de Areal, a 45 minutos de São José do Vale do Rio Preto, 1.200 pessoas estão desabrigadas e desalojadas. "Não tivemos óbitos porque soubemos da catástrofe em São José do Vale do Rio Preto e retiramos a população ribeirinha. Agradecemos a colaboração de nossa população e das cidades vizinhas, mas precisamos de doações de água, alimentos e roupas", disse o prefeito Laerte Calil de Freitas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.