Brasil

Chuvas no RS: governo dará prioridade à energia em áreas como hospitais e escolas, afirma ministro

Ao todo, 148 municípios foram prejudicados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil

Chuvas no Rio Grande do Sul: estado sofre com enchentes e deslizamentos  (Ricardo Stuckert/ Presidência da República/Agência Brasil)

Chuvas no Rio Grande do Sul: estado sofre com enchentes e deslizamentos (Ricardo Stuckert/ Presidência da República/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de maio de 2024 às 16h57.

Última atualização em 7 de maio de 2024 às 17h07.

Tudo sobreEnchentes no RS
Saiba mais

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou nesta segunda-feira que o governo montou uma força-tarefa para auxiliar no abastecimento energético no Rio Grande do Sul, em atenção a áreas como hospitais e escolas

Segundo ele, até o momento, há uma mobilização de 3 mil pessoas no estado, concentradas em problemas de suprimento de energia elétrica. Uma equipe da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está atuando nos locais afetados.

O número de mortos em razão dos temporais chegou a 83, de acordo com o boletim divulgado na manhã desta segunda-feira. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

Conforme o levantamento da Defesa Civil, são 149,3 mil pessoas fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos).

"Quero ir lá [amanhã] com toda a equipe nossa, tanto do setor do suprimento de energia, de gás, suprimento de petróleo, de gasolina, de diesel, para que a gente possa não só prever novos problemas, como evitar problemas que possam, por exemplo, atingir setores mais coletivos: os hospitais, as creches, as escolas daquela região", disse Silveria, em conversa com jornalistas.

O titular de Minas e Energia também afirmou que fez reunião com as distribuidoras de energia para planejar uma “rápida” resposta à população gaúcha que no momento sofre com falta abastecimento energético

"Essa é mais do que a orientação. É determinação do presidente Lula que todas as áreas de governo se voltem a dar resposta rápida ao Rio Grande do Sul", cita.

Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do SulAlexandre SilveiraGoverno LulaEnchentesMudanças climáticasEnchentes no RS

Mais de Brasil

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51

Gilmar Mendes, do STF, diz que governo da Venezuela não é democrático

Prefeito de BH, Fuad Noman passa por traqueostomia e está consciente

Exportação de bens de alta tecnologia foi a que mais cresceu entre os setores industriais em 2024