Brasil

Chuvas em Pernambuco deixam pelo menos 106 mortos

24 municípios do estado declararam situação de emergência devido à devastação, que deixou mais de 6 mil pessoas desabrigadas

 (Sergio MARANHAO/AFP)

(Sergio MARANHAO/AFP)

A

AFP

Publicado em 31 de maio de 2022 às 13h03.

Última atualização em 31 de maio de 2022 às 16h33.

O número de mortos após as chuvas torrenciais nos últimos dias no Nordeste do Brasil subiu para 106, informaram as autoridades locais nesta terça-feira, 31, continuando as buscas por 10 pessoas desaparecidas. 

"Há 100 mortes confirmadas no estado de Pernambuco por deslizamentos e chuvas registradas desde a última quarta-feira" e há 14 desaparecidos "identificados", informou em nota a Secretaria de Defesa Social do governo pernambucano durante a manhã. No período da tarde, outras seis mortes foram confirmadas, subindo o total para 106, e o número de desaparecidos abaixou para 10.

Brasil teve mais de 500 mortes por temporais desde o fim do ano passado

"Não como nem durmo": os relatos de sobreviventes das chuvas em Pernambuco

Com a ajuda de "cães de busca e aeronaves", mais de 400 bombeiros continuaram as buscas pelos desaparecidos, a maioria soterrada sob a lama que varreu bairros inteiros da região metropolitana do Recife, capital de Pernambuco.

Pelo menos 24 municípios do estado declararam situação de emergência devido à devastação, que deixou mais de 6 mil pessoas desabrigadas ou deslocadas e causou grandes danos à infraestrutura.

As chuvas começaram no meio da semana passada, mas se intensificaram no fim de semana. Entre a noite de sexta e a manhã de sábado, o volume de chuvas chegou a 70% do esperado para todo o mês de maio em alguns pontos do Recife.

 

Acompanhe tudo sobre:ChuvasMortesPernambucoRecife

Mais de Brasil

Chuva forte deixa mais de 100 mil imóveis sem energia em São Paulo

Anvisa anuncia proibição de suplementos da empresa Livs Brasil

Morte do cão Orelha mobiliza protestos pelo Brasil

Defesa Civil emite alerta de chuva forte e granizo em São Paulo neste domingo