Brasil

Chuvas continuam pelo Brasil e podem se estender até domingo com recorde; veja previsão

Pancadas isoladas e tempestades podem atingir até 17 estados entre sexta e domingo

 Chuva na W3 Sul, Setor Comecial de Brasília em 9 de outubro de 2024 (Valter Campanato/Agência Brasil)

Chuva na W3 Sul, Setor Comecial de Brasília em 9 de outubro de 2024 (Valter Campanato/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 11 de outubro de 2024 às 06h56.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

As chuvas tomaram conta do Brasil nesta quinta-feira, e devem seguir atingindo 17 estados do país até domingo. Essa pode se tornar a semana mais chuvosa registrada desde o mês de abril, segundo projeções do MetSul Meteorologia. A mudança representa o fim de uma temporada seca, após seis meses de chuvas abaixo da média na maior parte do país. Nesta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta para chuvas e tempestades em diversos pontos nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

A estação chuvosa, segundo o portal, é marcada por mais precipitações em estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Os últimos meses foram de calor intenso somada à baixa umidade em diversos pontos do país.

Previsão para esta sexta

No Sul, onde já há precipitações desde o início da semana, a chuva se mantém, mas também atinge com mais intensidade diversos pontos do Centro-Oeste e do Sudeste. O MetSul destaca que a chuva deve chegar, inclusive, a locais que não têm precipitação há quase seis meses.

Os alertas de chuva do Inmet são válidos para os seguintes estados nesta sexta-feira: Acre, Amazonas, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e São Paulo, além do Distrito Federal. Os estados do Amapá e Pará também tem previsão de pancadas isoladas no litoral.

A previsão é de chuva entre 50mm e 100mm por dia, ventos intensos e queda de granizo no Centro-Sul do país.

Até quando chove?

Segundo o MetSul, novos períodos de instabilidade e muita chuva podem ocorrer a partir do fim de semana e o começo da próxima semana, principalmente no Centro-Sul do país.

O Nordeste, no entanto, não deve enfrentar chuvas nesse período.

Conforme a projeção do MetSul, pontos do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul terão acumulados perto de 50 mm ao longo dos próximos dez dias. Já no Sul, principalmente em Santa Catarina e no Paraná, os acumulados devem ultrapassar os 100 mm e alcançar até 200 mm.

O MetSul alerta para temporais, chuvas fortes, raios, queda de granizo, vendavais e até alagamentos no Centro-Sul. O portal destaca, principalmente, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal.

Como estará o tempo em outubro?

Ao longo do mês, as chuvas devem, gradualmente, retornar e avançar pelo Brasil, segundo o instituto. A previsão indica precipitações acima da média em grande parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, com chances do retorno gradual para a região central do País, durante a segunda quinzena do mês.

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoBrasil

Mais de Brasil

Cavaliere, vice eleito do Rio: segurança pública exige coordenação entre União, estado e município

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário