Brasil

Chioro diz que não devolverá dinheiro de viagens

O ministro da Saúde se recusou a devolver recursos usados para financiar a viagem de sua mulher para três capitais do país durante as festas do carnaval

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2014 às 14h33.

Brasília - O ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou em audiência pública na Câmara dos Deputados que não vai devolver recursos usados para financiar a viagem de sua mulher para três capitais do País durante as festas do carnaval.

Ele afirmou que a companhia teve como objetivo evitar situações constrangedoras."Sou casado há 26 anos e sei como é o ambiente do carnaval." Ele classificou a rotina, ao longo de quatro dias, como "absurdamente estafante."

No período, ele esteve em São Paulo, Recife, Bahia e Rio para reforçar ações de prevenção de DST-Aids, inaugurar serviços e conceder entrevistas. "Dormimos pouquíssimo", contou.

De acordo com ele, o espaço obtido na mídia com informações passadas para prevenção, se pagos, custariam aos cofres públicos o equivalente a R$ 6 milhões.

O ministro disse também que não vai pagar a viagem a São Paulo, feita um dia antes de ele assumir o cargo de professor da Universidade Federal de São Paulo. Chioro usou avião da Força Aérea Brasileira. "Não fiz nenhum malfeito", disse.

Para tomar posse do cargo de professor, o ministro pediu exoneração por algumas horas. Ele informou que a viagem foi feita no dia anterior à posse, antes de pedir exoneração e, portanto, ainda na condição de ministro. "Fiz tudo dentro do rigor da lei".

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilCâmara dos DeputadosSaúde no BrasilMinistério da Saúde

Mais de Brasil

44% dos semáforos de São Paulo abrem por 5 segundos para pedestres

Chuva forte deixa mais de 46 mil imóveis sem luz em SP; Defesa Civil emite alerta

Lula receberá presidente da Comissão Europeia e do Conselho Europeu na 6ª

Ilhabela começa a cobrar taxa de preservação ambiental para turistas