Brasil

Centro-Oeste, Norte e Sudeste terão chuvas intensas nesta terça-feira; veja previsão

Há risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, problemas na rede elétrica e possíveis descargas

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 29 de outubro de 2024 às 07h27.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

Estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste, além do sul da Bahia, enfrentarão chuvas intensas nesta terça-feira, alertou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a previsão para esta semana, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos que podem variar de 40km/h a 60 km/h.

Veja os alertas emitidos pelo Inmet

O alerta de cor amarela indica "perigo potencial", e prevê chuvas intensas em uma faixa que vai do Acre ao Espírito Santo. Os locais atingidos podem esperar chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos.

O Inmet ainda prevê baixo risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e problemas na rede elétricas e possíveis descargas. Em caso de rajadas de ventos para os próximos dias, a recomendação é não procurar abrigo debaixo de árvores, devido ao risco de raios, além disso, não estacione perto de torres de transmissão ou de placas de propaganda, e evite usar aparelhos ligados à tomada.

No norte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, o alerta é laranja, de "perigo", para acumulado de chuva. O instituto prevê precipitações de até 100 mm/dia e risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios.

Veja abaixo a previsão para as capitais

No Rio de Janeiro, a semana deve seguir com uma terça-feira nublada e de chuva isolada. A temperatura mínima para o dia será de 19 °C, e máxima de 22 °C, com tendência à estabilidade, e umidade máxima de 100%.

Com clima estável e chuvosa por toda a semana, a quarta e a quinta-feira dos cariocas, segundo o Inmet, seguirão com temperatura mínima de 20 °C, máxima de 27 °C, ventos fracos e tendência à constância.

Já em São Paulo, tem chance de muitas nuvens com chuva isolada ao longo desta terça-feira, com ventos fracos, temperatura mínima de 17 °C e máxima de 23 °C.

A chuva, no entanto, é prevista para a semana inteira, com variação de ventos que podem chegar à categoria de "moderados", e elevação de temperatura até a quarta-feira. Na quinta, o Inmet indica que a cidade de São Paulo terá muitas nuvens com chuva isolada e temperatura estável.

Em Belo Horizonte, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, ventos fracos e 16 °C na mínima e 24 °C na máxima. A temperatura para o resto da semana seguirá de acordo com a de terça-feira, com possibilidade de 15 °C na mínima e até 26 °C na máxima.

Na capital do país, a semana somará chuvas com temperaturas mais elevadas do que nas cidades supracitadas. Brasília inicia a terça-feira com máxima de 26 °C e mínima de 19 °C, muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas e intensidade do vento de fraco a moderado com rajadas. A situação, segundo o Inmet, seguirá a mesma até sexta-feira.

Ainda mais quente que Brasília, Cuiabá, no Mato Grosso, deverá registrar temperaturas de 34 °C ao longo desta semana, que será marcada pelas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Com mínimas de 25 °C, a capital acumula tendência à estabilidade e chance de amplitude térmica de 10 °C durante os próximos dias.

O clima em Manaus será semelhante ao das capitais no Centro-Oeste, com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada, mas com cerca de 14 °C de amplitude térmica. A umidade, no entanto, apresenta chance de variação de 80% a 40%. A intensidade dos ventos será fraca.

 

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoBrasilCentro-OesteRegião NorteSudeste

Mais de Brasil

Lula retira pontos de ferimentos na cabeça nove dias após queda em banheiro do Alvorada

Ala do PDT quer Ciro Gomes fora do partido, mas cúpula da sigla descarta expulsão

STF condena mais 14 denunciados por atos golpistas do 8 de janeiro

Afastados do TJ-MS, desembargadores não se apresentaram para colocar tornozeleiras