Brasil

CCR assina aditivo que altera reajuste de pedágios

Empresa concordou com alteração nas regras para o reajuste dos pedágios nas rodovias administradas

Ações ordinárias da CCR são um dos destaques de alta do Ibovespa nesta segunda-feira (25) (Valéria Gonçalves/EXAME.com)

Ações ordinárias da CCR são um dos destaques de alta do Ibovespa nesta segunda-feira (25) (Valéria Gonçalves/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 22h31.

São Paulo - As controladas da CCR AutoBAn, ViaOeste, SPVias e Renovias assinaram hoje com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) aditivos modificativos aos contratos de concessão para alterar as regras para o reajuste dos pedágios nas rodovias administradas por essas empresas.

Os aditivos alteram de Índice Geral de Preço de Mercado (IGP-M) para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) o índice usado para os reajustes e o procedimento e forma de revisão contratual para verificação da existência de desequilíbrio econômico-financeiro e sua recomposição, decorrentes da utilização do novo índice de reajuste tarifário.

Assim, segundo a CCR, será caracterizado desequilíbrio econômico-financeiro do Contrato de Concessão a favor das Concessionárias ou a favor do Poder Concedente, caso se verifique diferença entre o montante anual da receita de pedágio auferida por meio das tarifas reajustadas pelo IPCA, efetivamente cobradas pelas Concessionárias, e o montante que teria sido recebido caso as tarifas tivessem sido reajustadas pelo IGPM.

O desequilíbrio será apurado no mês de julho de cada ano, considerando o mesmo período do reajuste contratual das tarifas de pedágio (desequilíbrio anual). O reequilíbrio será realizado a cada dois anos (reequilíbrio bienal), mas poderá ser reavaliada de comum acordo pelas partes a partir do quinto ano, a periodicidade do reequilíbrio.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasCCRSetor de transporteTransporte e logísticaTransportesPedágio

Mais de Brasil

Em meio à disputa na Justiça, CNH sem autoescola já vale em 16 estados

Litoral Norte de SP terá alerta máximo para temporais na próxima semana

Bolsonaro não passará por novo procedimento nesta sexta, diz boletim médico

Onda de calor: Brasil registra altas temperaturas nos próximos dias