Brasil

Casal real visita centro que acolhe crianças vítimas de abuso

Na visita ao Centro Integrado 18 de Maio, o Rei Carlos Gustavo e a Rainha Sílvia da Suécia foram recepcionados pela primeira-dama do DF, Márcia Rollemberg

Reis da Suécia: o casal conheceu as instalações do local, que conta com atendimento psicossocial, salas ambientadas para as crianças, e os setores destinados à equipe técnica e ao atendimento policial (Michael Campanella/Getty Images)

Reis da Suécia: o casal conheceu as instalações do local, que conta com atendimento psicossocial, salas ambientadas para as crianças, e os setores destinados à equipe técnica e ao atendimento policial (Michael Campanella/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 6 de abril de 2017 às 19h01.

Em visita oficial ao Brasil, o Rei Carlos Gustavo e a Rainha Sílvia, da Suécia, conheceram hoje (6) à tarde, em Brasília, após almoçar com o presidente Michel Temer no Palácio Itamaraty, uma entidade que promove os primeiros atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual.

Na visita ao Centro Integrado 18 de Maio, o casal real foi recepcionado pela primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg.

E conheceu as instalações do local, que conta com atendimento psicossocial, salas ambientadas para as crianças, e os setores destinados à equipe técnica e ao atendimento policial, onde é registrada a ocorrência pela Polícia Civil.

Neste centro são utilizadas metodologias inspiradas na Fundação World Childhood (organização internacional dedicada à promoção e defesa dos direitos da infância em todo o mundo), fundada em 1999 pela rainha Sílvia, que é brasileira.

O projeto Depoimento Especial é um dos modelos da organização, no qual as crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual são ouvidas apenas uma vez, evitando o constrangimento da revitimização.

Durante o evento, as autoridades ganharam uma boneca amordaçada, que simboliza a violência física e psicológica institucionalizada que sofrem as crianças nos atendimentos em geral.

A comitiva assistiu a apresentações culturais no local, às quais a imprensa não teve acesso.

Acompanhe tudo sobre:abuso-sexualCriançasPedofiliaSuécia

Mais de Brasil

PF fará reconstituição de cenário na Praça dos Três Poderes

Planalto, STF, Congresso e residências oficiais reforçam segurança após explosões

'A Justiça segue firme e serena', diz Flávio Dino, primeiro ministro a se manifestar após explosões

Vice-governadora do DF diz que homem tentou entrar no STF antes de explosão