Campos Neto presidirá conselho de órgão que coordena bancos centrais
O Presidente do Banco Central do Brasil presidirá o Conselho Consultivo das Américas, do Banco de Compensações Internacionais
Agência Brasil
Publicado em 21 de novembro de 2022 às 18h30.
Última atualização em 21 de novembro de 2022 às 18h30.
A partir de 9 de janeiro, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto , presidirá o Conselho Consultivo das Américas, do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês). Com dois anos de mandato, ele substituirá John Williams, presidente do Federal Reserve ( Fed, Banco Central norte-americano) da região de Nova York.
Conhecido como Banco Central dos Bancos Centrais, o BIS tem sede em Basileia, na Suíça, e atua para promover ações coordenadas entre autoridades monetárias de todo o planeta, principalmente em momentos de crise financeira global. A instituição financeira também funciona como primeira contraparte para as transações dos Bancos Centrais.
Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo na newsletter gratuita EXAME Desperta.
Suporte
Eleito pelo Conselho de Diretores do BIS, Campos Neto é o segundo brasileiro a ocupar o cargo. O primeiro foi o ex-presidente do BC, Henrique Meirelles. Criado em 2008, o Conselho Consultivo das Américas (CCA) é formado pelos presidentes de Bancos Centrais dos seguintes países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru.
Além de promover discussões e facilitar a colaboração entre os bancos centrais, o BIS tem as seguintes atribuições: dar suporte ao diálogo com outras autoridades responsáveis pela promoção da estabilidade financeira e conduzir pesquisas sobre políticas de interesse das autoridades monetárias em todo o planeta.
LEIA TAMBÉM: