Exame Logo

Camex reduz a zero tarifa de importação de algodão

Medida ajudará indústria têxtil no período da entressafra e é válida até maio de 2011

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou hoje (14) a redução a zero da tarifa de importação de algodão de países de fora do Mercosul. A tarifa atual é de 10%. O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse que a redução valerá de outubro deste ano a maio de 2011, período de entressafra, para o limite de 250 mil toneladas do produto.

Segundo Rossi, há consenso em torno da medida entre produtores, indústria têxtil e exportadores. "Vamos garantir o suprimento necessário para a indústria têxtil, mantendo sua competitividade", afirmou. O consenso se deu porque houve queda na produção de algodão no país e, como as vendas desta safra foram feitas antecipadamente, haverá um déficit do produto no mercado brasileiro.

Veja também

O secretário-executivo substituto da Camex, André Alvim, concederá entrevista coletiva no auditório do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, para comentar as demais decisões tomadas na reunião de hoje. A Camex é composta por representantes da Casa Civil e dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Fazenda, do Planejamento, de Relações Exteriores, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.

Leia mais sobre têxteis

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaComércioComércio exteriorTarifasTêxteis

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame