Brasil

Câmara deve aprovar amanhã MP para obras da Copa

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza e o líder governo no Senado, Romero Jucá, disseram à presidente Dilma Rousseff que é possível aprovar o texto

Ministro Orlando Silva, de Esportes, disse que a medida pode ser aprovada amanhã (Agência Brasil)

Ministro Orlando Silva, de Esportes, disse que a medida pode ser aprovada amanhã (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2011 às 14h09.

Brasília - O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse hoje que o governo pretende aprovar amanhã, na Câmara, a Medida Provisória (MP) que propõe o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), a fim de acelerar o processo de licitações para a Copa do Mundo de 2014. Em reunião nesta segunda-feira com o grupo de coordenação política, no Palácio do Planalto, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) e o líder governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disseram à presidente Dilma Rousseff que é possível aprovar o texto, segundo relato de Orlando Silva. Ele e os líderes governistas não integram o grupo de coordenação, mas foram convidados para discutir a questão da MP.

Em entrevista, logo após a reunião de coordenação, Orlando Silva voltou a rebater as críticas da oposição, de que a proposta mantém sob sigilo o valor das obras dos serviços contratados. Ele disse que órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público (MP), e a Controladoria Geral da União (CGU), terão acesso a qualquer momento aos dados das licitações. "O governo quer estimular a concorrência das empresas e fica evidente que não há restrições à informação pública", afirmou.

Orlando Silva disse que na reunião de hoje a presidente Dilma Rousseff ressaltou que o governo trabalha pela transparência das licitações e, ao mesmo tempo, para aumentar a concorrência entre as empresas e reduzir os custos. Segundo o ministro, o clima na Câmara permite a aprovação da MP.

Orlando Silva informou também que está conversando com dirigentes do Corinthians sobre o projeto de construção do estádio em Itaquera, na zona leste da capital paulista, que poderá sediar jogos em São Paulo da Copa de 2014. Ele disse que a última informação que recebeu de dirigentes do clube é que está havendo empenho do clube para que haja redução dos valores das obras.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolGoverno DilmaSetor de esportes

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame