Câmara aprova Bruno Dantas para ministro do TCU
Decreto legislativo aprovado pela Casa vai à promulgação e Dantas ocupará vaga deixada em abril pelo ministro Valmir Campelo
Redação Exame
Publicado em 15 de julho de 2014 às 18h13.
Última atualização em 24 de setembro de 2024 às 09h38.
Brasília - A Câmara dos Deputados chancelou nesta terça-feira, 15, a indicação do consultor do Senado Bruno Dantas para ministro do Tribunal de Contas da União ( TCU ).
O decreto legislativo aprovado pela Casa vai à promulgação e Dantas ocupará vaga deixada em abril pelo ministro Valmir Campelo.
Em votação secreta nesta tarde, 270 deputados apoiaram o nome de Dantas, que já tinha recebido o aval do Senado no final de abril. Sete se opuseram e houve três abstenções.
O posto aberto no Tribunal de Contas chegou a ser pleiteado pelo senador Gim Argello (PTB-DF), mas ele desistiu após manifestações contrárias de funcionários da Corte e em meio à ameaça de não ser empossado por ter condenação judicial.
A escolha de Bruno Dantas, que acompanhou a votação no Plenário da Câmara, tem a bênção do PMDB do Senado.
A confirmação do seu nome no Plenário da Câmara foi consensual entre todos os partidos e serviu como um "termômetro" para testar o quórum de hoje na Casa.
Caso haja comparecimento suficiente de parlamentares, eles devem dar sequência à análise de um projeto que anula os efeitos de um decreto da presidente Dilma Rousseff que criou novas instâncias de consulta popular.
Outro ponto que consta na pauta de hoje é a Medida Provisória 641, que altera regras no mercado de comercialização de energia.