Brasil

Caixas de leite saem com 'botão do pânico' para mulheres vítimas de violência

A caixa de leite foi escolhida por ser um 'produto universal', presente na casa da maioria das pessoas, de diversas faixas etárias e condições socioeconômicas

Botão do pânico: Esse botão é um QR Code que leva a um formulário do grupo Justiceiras, projeto que atende mulheres vítimas de violência (Justiceiras/Divulgação)

Botão do pânico: Esse botão é um QR Code que leva a um formulário do grupo Justiceiras, projeto que atende mulheres vítimas de violência (Justiceiras/Divulgação)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 8 de março de 2023 às 22h00.

A partir desta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, 200 milhões de caixa de leite com botões do pânico circularão em mercados de várias cidades do Brasil.

Esse botão é um QR Code que leva a um formulário do grupo Justiceiras, projeto que atende mulheres vítimas de violência.

Para ler o código, basta apontar a câmera do celular e clicar no link que aparecerá na tela do aparelho.

Por meio desse questionário, é possível que a própria vítima peça ajuda. Pessoas que presenciarem situações de violência também podem pedir socorro para outra mulher ou fazer denúncia anônima.

De acordo com Gabriela Manssur, advogada e presidente do Justiceiras, a caixa de leite foi escolhida por ser um 'produto universal', presente na casa da maioria das pessoas, de diversas faixas etárias e condições socioeconômicas.

"Estaremos à total disposição dessas mulheres com todas as nossas 15.000 voluntária inscritas em todo país, e em 27 países do mundo."

O formulário do botão do pânico direciona o acesso a profissionais das áreas de Justiça, Saúde, Psicologia, Assistência Social e Acolhimento.

Acompanhe tudo sobre:Dia Internacional da MulherFeminicídiosQR codes

Mais de Brasil

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

Após indiciamento, Bolsonaro critica atuação de Moraes: 'Faz tudo o que não diz a lei'