Brasil

Cai ocupação de hotéis por estrangeiros no Rio

Enquanto nos últimos carnavais entre 65% e 70% dos quartos foram reservados por turistas internacionais, o número deve chegar a 50% neste feriado


	Rio de Janeiro: Leme e Copacabana são os bairros mais procurados por turistas durante o carnaval
 (Amanda Previdelli/Arquivo)

Rio de Janeiro: Leme e Copacabana são os bairros mais procurados por turistas durante o carnaval (Amanda Previdelli/Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2013 às 17h25.

Rio - Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) mostra que caiu a participação de turistas estrangeiros na ocupação de quartos durante o carnaval carioca. Este ano, metade das vagas é reservada por brasileiros.

"Em carnavais passados registramos uma média entre 65% e 70% de turistas internacionais. Para esse carnaval a previsão é que o número se iguale, com 50% de estrangeiros e a outra metade de brasileiros", disse o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes. Segundo ele, isso justificaria o índice relativamente baixo, até esta sexta-feira, de 87,81% da média de ocupação dos hotéis na capital. Lopes considera natural que brasileiros "deixem para fazer reservas em cima da hora".

Os bairros mais procurados durante o carnaval carioca são Leme e Copacabana (89%), Ipanema/Leblon (88,4%) e Centro (88,16%). Por último, Flamengo/Botafogo (87,33%) e Barra da Tijuca/São Conrado (86,16%). A expectativa da ABIH é de que a ocupação chegue a 98% dos quartos durante o carnaval, ante 95% em 2012.

Há uma previsão de que 70 mil turistas cheguem em 12 navios até a terça-feira (12) de carnaval. Segundo a secretaria municipal de Transportes, haverá um esquema especial na zona portuária para garantir a mobilidade dos visitantes após o desembarque.

No interior do Estado, a média oficial de ocupação está em 86,78%. A cidade de Paraty lidera a lista, com lotação esgotada, seguida por Arraial do Cabo, Cabo Frio, Mangaratiba, Penedo e Vassouras, com 95%, e Conservatória, Itatiaia e Rio das Ostras, com 90%. Por último, Angra dos Reis (85%), Armação de Búzios e Petrópolis (80%), Nova Friburgo (70%) e Macaé (55%).

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasHotéisMetrópoles globaisRio de JaneiroTurismo

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp