Bruno Dantas toma posse como ministro do TCU
Indicado pelo Senado, o novo ministro foi por uma década consultor legislativo da Casa
Redação Exame
Publicado em 13 de agosto de 2014 às 13h50.
Última atualização em 24 de setembro de 2024 às 09h35.
Brasília - O advogado baiano Bruno Dantas tomou posse hoje (13) como ministro do Tribunal de Contas da União ( TCU ). Ele passou a ocupar a vaga do ministro Valmir Campelo, que se aposentou. Indicado pelo Senado , o novo ministro foi por uma década consultor legislativo da Casa.
Ao tomar posse, ele destacou sua passagem pela Congresso Nacional. “No convívio do Parlamento, pude compreender concretamente que o diálogo e o respeito à diversidade de opinião são essência da vida democrática e o ponto de partida dos avanços institucionais. Ali percebi, com muita clareza, que é possível divergir sem hostilizar”, disse.
O ministro defendeu também que o convívio pacífico entre posições contrárias é possível e que as soluções negociadas são sempre melhores do que as nascidas do confronto. Citou Norberto Bobbio, filósofo italiano, já falecido, ao dizer que a capacidade de dialogar e trocar argumentos está na base de qualquer convivência democrática pacífica.
Bruno Dantas é doutor e mestre em direito processual civil e especialista em direito civil. Foi consultor jurídico da presidência da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), integrante do Conselho Nacional de Justiça (2011/2013) e do Conselho Nacional do Ministério Público (2009/2011).